Serão três dias de celebração no Teatro de Santa Isabel
Em comemoração aos 94 anos de história e contribuição à cultura musical no estado, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) preparou uma programação especial para marcar esta data tão significativa. Entre os dias 16 e 18 de agosto, o Teatro de Santa Isabel, na área central do Recife, será o palco principal desta comemoração que vai contar com as apresentações do pianista mineiro Gustavo Carvalho e do grupo pernambucano SaGRAMA, além de uma homenagem realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A entrada é gratuita.
O CPM, fundado em 1930, é uma das mais importantes instituições de ensino musical de Pernambuco e do Brasil e destaca-se pela formação de músicos em diversas áreas, como instrumentos, canto e teoria musical. Além do papel educacional, o Conservatório é um importante promotor da cultura musical no estado, organizando eventos e concertos que abrangem tanto a música erudita quanto a popular.
“É com imensa alegria que convidamos todos para celebrar conosco os 94 anos do Conservatório Pernambucano de Música. Preparamos grandes eventos, neste final de semana, no Teatro de Santa Isabel, para comemorar não só mais um ano de vida da nossa amada instituição, mas também para celebrar a música. É uma oportunidade única de vivenciar momentos marcantes em um ambiente histórico. Contamos com a presença de todos para tornar essa celebração ainda mais especial”, disse a gerente geral do CPM, Janete Florêncio.
As comemorações terão início nesta sexta-feira (16), às 18h, com uma homenagem especial durante a 17ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, organizada pela Fundarpe. A abertura contará com as apresentações dos grupos Confluir e Combo CPM, ambos formados por alunos, ex-alunos e professores do Conservatório, destacando a continuidade e o legado que a instituição construiu ao longo de quase um século de história.
O sábado (17) será marcado pela apresentação do pianista Gustavo Carvalho, a partir das 19h. Natural de Belo Horizonte, o pianista foi destacado pela revista francesa Le Monde de la Musique como um dos mais promissores de sua geração. Ele já se apresentou como solista em importantes orquestras e salas de concerto ao redor do mundo, como a Tonhalle de Zurique e o Musikverein de Viena. Gustavo ainda é fundador do Festival Artes Vertentes, além de atuar como curador de artes visuais em exposições internacionais.
O encerramento do evento, marcado para domingo (18), também às 19h, ficará a cargo do grupo pernambucano SaGRAMA. O grupo, que contém dez músicos, foi criado em 1995 no CPM, por iniciativa do professor e flautista Sérgio Campelo. O grupo trabalha a música pernambucana baseada na cultura popular com uma linguagem mais erudita. SaGRAMA foi responsável pela criação e gravação da trilha sonora original da microssérie “O Auto da Compadecida”, do escritor Ariano Suassuna, que foi exibida pela Rede Globo.