Evento foi idealizado pelos estudantes do curso técnico subsequente de Multimídia em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade
A Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, localizada na área central do Recife, promoveu, ao longo da semana, o Festival “Acessi Week”, evento idealizado pelos estudantes do curso técnico subsequente de Multimídia com foco na acessibilidade e comunicação. A iniciativa foi realizada, entre os dias 13 e 16 de maio, e teve como objetivo discutir e promover reflexões sobre inclusão, por meio de atividades culturais e tecnológicas pensadas especialmente para o público com deficiência (PCD).



“Este projeto foi desenvolvido a partir de duas dimensões fundamentais: a técnica e a humana. Do ponto de vista técnico, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. Mais do que isso, puderam desenvolver uma consciência crítica acerca do mundo, refletindo especialmente sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva para todos e todas”, destacou a professora Valéria Fagundes.
A proposta do festival surgiu em sala de aula, durante um projeto voltado para fomentar a acessibilidade e a comunicação. O evento buscou unir educadores, estudantes e PCDs em um propósito comum: tornar o mundo mais humano e inclusivo. Com uma programação diversa e acessível, o “Acessi Week” contou com palestras, experiências imersivas e apresentações culturais que integraram diferentes linguagens artísticas e tecnológicas.
O gestor da ETE Porto Digital, João Paulo Rodrigues, destacou a importância do evento para a comunidade escolar e a sociedade como um todo. “O mérito desta grande iniciativa é da professora Valéria Fagundes e de seus estudantes que tiveram sensibilidade em discutir um tema tão caro para nossa sociedade, transformando esta discussão em um projeto bonito e mobilizador. Tudo foi preparado com muito carinho, desde a identidade visual, passando pelos brindes e a disponibilidade dos nossos convidados. Agradeço a Secretaria de Educação que viabilizou os recursos, a Fundação Joaquim Nabuco, ao Banco do Brasil e ao Teatro Apolo pela cedência de seus espaços”, completou.



A abertura do Acessi Week aconteceu no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, com uma mostra de curtas-metragens voltados ao tema da acessibilidade. No segundo dia, o evento abordou o papel da inteligência artificial na inclusão, com palestras e experimentos realizados no Banco do Brasil, situado no bairro do Recife.
Na data que celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade (15), o grupo de dança inclusiva “Dançando com as Diferenças” faria uma apresentação no Teatro Apolo, e no encerramento da programação, nesta sexta-feira (16), o auditório da ETE Porto Digital receberia o Grupo Pernambuco Arte Cultural, com a valorização da capoeira como expressão afro-brasileira. No entanto, devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife, ambos os eventos foram adiados e as novas datas serão divulgadas em breve.
Arthur Chaves foi um dos estudantes envolvidos na organização do evento. Ele comentou sobre como o festival foi montado e pensado para debater a relevância da temática acerca da acessibilidade, sendo tudo elaborado dentro da sala de aula. “A partir da ideia que a professora Valéria nos trouxe durante uma reunião de elaboração do Projeto Integrador deste semestre, percebemos que a acessibilidade seria um tema importante e decidimos criar algo grandioso e relevante. Foi assim que surgiu o Acessi Week, unindo inclusão, cultura e tecnologia para conscientizar sobre a acessibilidade”, explicou.