Essa ação busca identificar e acompanhar jovens para garantir a permanência deles nas escolas

O Governo de Pernambuco, junto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas (SDSCJPD) e a Secretaria de Saúde, assinaram, nesta terça-feira (30), um termo de compromisso com a Busca Ativa Escolar (BAE). A ação busca diminuir o índice de evasão escolar no Estado, resgatando crianças e adolescentes que abandonaram os estudos. O evento foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife.

O principal objetivo do BAE é auxiliar as autoridades governamentais na identificação, registro, monitoramento e acompanhamento de crianças e adolescentes que se encontram fora da escola ou em risco de abandoná-la. Todo esse processo será acompanhado por meio de um banco de dados, com informações detalhadas sobre a situação de cada criança e adolescente, ficando disponível apenas para o comitê de profissionais envolvidos. A partir do levantamento será possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia do direito à educação.

Foto: Filipe Jordão

“A educação é uma das prioridades do Unicef em todo o mundo. Fico muito animada por começar esse trabalho aqui em Pernambuco. Agradecemos à governadora Raquel Lyra pelo comprometimento em assinar este acordo. Iremos manter esse firme compromisso na busca por uma educação cada vez mais integrada”, afirmou a diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell.

Esse instrumento foi desenvolvido pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e conta com o apoio Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). São diversas áreas como Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento, envolvidas no fortalecimento dessa rede de proteção. Cada um tem um papel específico no processo, que vai desde a identificação do abandono ou risco de evasão até a (re)matrícula e permanência na escola.

A Busca Ativa Escolar já está presente em 3,5 mil cidades de 22 estados brasileiros e garantiu o retorno de 193 mil jovens à escola desde o lançamento do programa, em 2017. Segundo o Unicef, somente em Pernambuco, mais de 14 mil crianças e adolescentes retornaram às salas de aula por meio do programa entre os anos de 2018 e 2023.