Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva – Ações e Programas

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania e da Unidade de Educação Inclusiva – SEEPE/SEDE/GEIDH/UNEDI, pretende por meio deste relatório socializaras ações realizadas no contexto da política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, promovendo o pleno desenvolvimento de todos os envolvidos neste processo e possibilitando aos estudantes com deficiência acesso a um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, oferecendo condições para atuarem de forma eficiente no seu cotidiano, incentivando-os a serem protagonistas de sua própria história e garantindo que a inclusão ocorra por meio de experiências acolhedoras e exitosas favorecendo equidade de condições tendo como participantes a comunidade escolar, gestores e docentes.

Ações 2015 a 2020

Consolidando como ações em 2015, reuniões técnicas e monitoramento do Centro de Apoio ao Surdo – CAS, com 326 participantes, implantação do Pacto Pela Inclusão, monitoramento e formações de Educação Inclusiva com os municípios com 1537 participantes.

Em 2016 monitoramento do PDDE tendo como instituição parceira o FNDE com 420 participantes, Formações de Educação Inclusiva com 901 participante, BPC na escola reunindo a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, SEAD e INSS como instituições parceiras e 67 participantes, visitas do programa afeto com 5 participantes, reunião técnica dos programas Mãe Coruja com 20 participantes e do projeto Microcefalia com 9 participantes.

No período compreendido entre 2017 e 2020 as ações desenvolvidas permaneceram, consequentemente os serviços prestados e o quantitativo de participantes foram: Reuniões Técnicas e Monitoramento do CAS, 1.730 participantes,  Monitoramentos do Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE e do Centro de Apoio Pedagógico para atendimento as pessoas com deficiência visual – CAP, 1.369 participantes, Reuniões Técnicas e Monitoramento das UIAPs (Unidade Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico), 164 participantes, implantação, monitoramento e formações de Educação Inclusiva do Pacto Pela Inclusão com os municípios e a Uninassau, 5.260 participantes. BPC na escola reunindo a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, SEAD e INSS como instituições parceiras, 2.228 participantes.

Arquivos Fotográficos

Ações 2021

No ano de 2021 as ações consolidadas foram: Adesão de novos municípios ao programa pacto pela inclusão, formação específica de educação especial na perspectiva inclusiva (home office) dos municípios parceiros, com duração de 24h e ocorreu de março a novembro. Formação com os professores da Escola Estadual Pedro Augusto, para implantação do Cognvox.

Criação de dois Centros referente a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, um centro será no CAEER, e o segundo centro será na Escola Ulisses Pernambucano, Formação Continuada para professores da sala de Recursos Multifuncionais – SRM/Atendimento Educacional Especializado – AEE, Workshop realizado por meio das plataformas digitais Youtube e GoogleMeet, para a Semana da Pessoa Com Deficiência com o tema: “Incluir é garantir o direito de pertencimento à educação”, voltado para professores e profissionais da educação das Redes pública e privada. Abertura do edital de seleção pública simplificada para contratação temporária de profissionais de nível superior e médio, para preenchimento de 501 vagas. Criação do Curso de Libras EAD – CEFOSPE, com 20h/a, tendo como público alvo professores e demais profissionais da educação com aprendizagens pertinentes a vivência do docente na Educação de surdos. Colegiados de educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Criação em 2021 e consolidação no ano de 2022 do Centro Educacional Inclusivo Ulisses Pernambucano – CEIUP, possibilitando a criação do planejamento, elaboração da instrução normativa do referido centro e oficinas para os núcleos: 1. Núcleo de Apoio pedagógico de antendimento aos estudantes acometidos pelo Zika Vírus, doenças raras e outras deficiências; 2. Núcleo de Altas habilidades e superdotação – AH/SD; 3. Núcleo de formação de Profissionais da Educação. Formação profissional em andamento: Curso de Audidescrição, Curso de altas habilidades/superdotação, Curso de surdocegueira, Curso sobre o transtorno do espectro autista – TEA, Curso de Libras (presencial) SEDE/GRE/COMUNIDADE, Curso de Tiflologia (presencial) CAP/COMUNIDADE.

Registros Fotográficos

IV Formação Continuada: Dialogando em Rede – Educação Inclusiva: Olhares para (re) construção da prática

Formação continuada para os professores da sala comum e teve como objetivo discutir, refletir e fortalecer a efetivação da inclusão da escola no município de Floresta – PE. Foi realizada por meio das plataformas YouTube e Google Meet e teve como participantes toda comunidade escolar, gestão e docentes.

Ação 1: Live – Educação Inclusiva: como garantir esses princípios na escola

A ação ocorreu de forma remota e teve como objetivo dialogar sobre a importância de assegurar que a Educação Inclusiva ocorra da melhor forma possível na rede municipal de ensino de Floresta – PE.

Ação 2: Oficina- Entendendo o espectro autista no âmbito da escola: características e singularidades

A oficina ocorreu remotamente pela plataforma Google Meet e contou com a participação de docentes que atuam no atendimento educacional especializado ao aluno com espectro autista, tendo como objetivo discutir sobre as principais características, contribuindo satisfatoriamente para superar os desafios encontrados e acima de tudo garantir para que a prática pedagógica de inclusão desses alunos ocorra efetivamente.

Ação 3: Oficina – Conhecendo a Língua Brasileira de sinais – Libras

Esta oficina foi realizada em ambiente virtual pelo Google Meet e teve como público alvo docentes que atuam na área de educação especial da rede municipal de Floresta – PE, visando aprofundar o conhecimento da Libras, conhecer a realidade de um surdo e se adaptar as peculiaridades existentes nos alunos com surdez, possibilitando assim o desenvolvimento educacional e inclusão desses alunos no ambiente escolar

Seleção Pública Simplificada

Seleção pública simplificada para contratação temporária de profissionais de nível superior e médio, para preenchimento de 501 (Quinhentas e uma) vagas, sendo 77 (setenta e sete) vagas para professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE, 318 ( trezentas e dezoito) vagas Profissional de Apoio escolar, 41 (quarenta e uma) vagas para Intérprete de Libras, 42 (quarenta e duas) vagas para Braillista e 23 (vinte e três) vagas para Instrutor de Libras, que irão atuar no âmbito da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Tendo como objetivo preencher as vagas existentes nas escolas da rede estadual para atendimento aos estudantes com deficiência

Criação do Curso Básico de Libras

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação/Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania –realizou no mês de outubro, por meio do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco – CEFOSPE, vinculado à Secretaria de Administração – SAD, em articulação com a Secretaria de Educação e Esportes irá oferecer, entre as 33 (trinta e três) Formações Continuadas na modalidade a distância, totalmente gratuitas e com certificação, o novo Curso EaD com Tutoria, Libras – Nível Básico. O curso foi destinado aos servidores públicos – estaduais e municipais, funcionários públicos do Poder Executivo. O curso de Libras teve como objetivo propiciar aprendizagem básica da Língua Brasileira de Sinais – Libras com seus aspectos linguísticos, possibilitando comunicações inclusivas, visando à interação sociocultural entre surdos e ouvintes

Setembro Amarelo

Evento realizado remotamente pela plataforma YouTube, sobre a importância da escuta na escola e da saúde mental, sobretudo falar é uma necessidade, escutar é uma arte, por meio de roda de diálogo, painel interativo e agenda inclusiva sobre “A escola como lugar de proteção e acolhimento: prevenção ao suicídio”, “ Violência de gênero e saúde mental: Diálogos na Escola”, “Minha cor, a mim e a ti afeta: O racismo e seus impactos psicológicos nas relações interpessoais no ambiente escolar”, “A inclusão da pessoa com deficiência e a saúde mental: Crianças e Adolescentes convivendo na escola nas salas comuns” e “Convivências respeitosas e protetivas no atendimento socioeducativo: Acolhimento e a saúde mental”. Tendo como público alvo toda a comunidade escolar.

BPC-programa de acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada.

Objetivo: Reconhecer o direito das pessoas com deficiência à educação sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades. Público: Comunidade Escolar (Gestão e Docentes). Formato: Remoto

Registro de fotos

Ações 2022

Abertura do Ano Letivo do Centro Educacional Inclusivo Ulisses Pernambucano

Objetivo: Acolher a equipe docente, propiciando vivência de auto conhecimento e formação dos professores para atendimento ao público alvo da educação especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, refletindo sobre o papel dos professores enquanto promotores de uma educação inclusiva, acolhedora, respeitosa e afetiva; Estabelecer uma articulação entre suas experiências de vida e sua prática profissional e social; Refletir sobre as múltiplas ser humano e como ocorre essas construções: nas dimensões pessoais, espirituais, familiares, profissionais e sociais; Apresentação de uma proposta preliminar do Projeto Político Pedagógico do CEIUP. Evento presencial contou com a participação de 13 profissionais.

Abertura do Ano Letivo do Centro Educacional Inclusivo Ulisses Pernambucano

Formadoras: Flávia Magno, Maria Augusta Linhares, Anair Mello e Vera Braga. Período: 02/02/2022 a 04/02/2022.

Monitoramento do Pacto Pela Inclusão com os Municípios

Formação para Implantação do Pacto pela Inclusão: EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Parceria: Município do Cabo de Santo Agostinho. Objetivo: Apoiar e assessorar a Rede Municipal de Ensino no Atendimento aos Educandos com Deficiência, conforme a diretriz de Implantação do Programa Pacto pela Inclusão e no Atendimento Educacional Especializado. Formadora da UNEDI: Dione Monteiro. Equipe da UNEDI: Dione Monteiro, Mariluce Alves e Hélia Braga. Formato: Remoto. Data: 20/04/2022. Participantes: 108.

Formação remota de Implantação do Pacto pela Inclusão: SURDEZ. Professora convidada: Lúcia Inês. Equipe da UNEDI: Dione Monteiro / Mariluce Alves / Hélia Braga. Data: 27/04/2022. Formato: Remoto. Participantes: 107

Formação remota de Implantação do Pacto pela Inclusão: CEGUEIRA. Professor convidado: Muniz. Equipe da UNEDI: Dione Monteiro / Mariluce Alves / Hélia Braga. Data: 04/05/2022. Participantes: 89. Formato: Remoto

Formação Continuada de Professores

a) Formação de Professores: Autismo


Objetivo: Formar profissionais de educação com foco na inclusão dos municípios: Floresta(Belém de SF; Carbaubeira da Penha; Itacuruba); Jatobá; Tacaratu e Petrolândia, Público alvo: Professores, coordenadores, profissionais de AEE e apoio. Formador: Cristiano Vila Nova. Intérprete: Jefferson Costa. Data: 03 a 05 de maio de 2022. Participantes: 400. Formato: Presencial

b) Formação: Atendimento Educacional Especializado

c) Formação: Atribuições dos Profissionais da Educação Inclusiva.

d) Formação em Educação Inclusiva (Escolas Estaduais)

Participantes: Vera Braga e Dione Monteiro (Apoio: Hélia Braga) Formadores: Dione Monteiro, Cristiano Vila Nova e Fabiana Wanderley Formato: Remoto (MEET) – Data: 01/06/2022

e) Formação de AEE para os Professores das Escolas Privadas

Objetivo: formar profissionais de educação das escolas privadas, atualizando seus conhecimentos em Atendimento Educacional Especializado-AEE. Parceria: Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco. Formadora: Fabiana Wanderley. Participantes UNEDI: Vera Braga e Dione Monteiro. Formato: Remoto (MEET) – Data: 07/06/2022

f) Formação continuada de Educação Especial na perspectiva inclusiva 2022

Tema: “Atendimento Educacional Especializado com ênfase no Plano de Desenvolvimento Individual no contexto atual. Objetivo: Apoiar e assessorar a Rede Municipal de Ensino no Atendimento aos Educandos com Deficiência, conforme a diretriz de Implantação do Programa Pacto pela Inclusão e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o PDI Plano de Desenvolvimento Individual na GRE Recife Sul contando com a participação de 70 profissionais pela manhã e 28 à tarde. Formadora: Rosalina Di Pace Mendonça. Formato: presencial. Data: 17/05/2022.

g) Palestra – A escola que Escuta dialoga sobre: O direito à inclusão da pessoa com Autismo

Participação como palestrante: Dione Monteiro e Cristiano Vila Nova. Formato Remoto Youtube. Data: 05/04/2022

h) Reunião da Comissão Programa Olhar para as Diferenças

Objetivo: Definir calendário e alinhamento da agenda de formações 2022. Alinhar e planejar formações para o Pacto pela Inclusão e Olhar para as Diferenças. Representante da UNEDI: Cristiano Vila Nova. Datas: 03/06 e 17/06/2022.

Monitoramento das Salas de Recursos Multifuncional

Objetivo: Monitorar as atividades das SRM das escolas públicas selecionadas como amostra representativa. Foi realizada de forma remota e teve como participantes dirigentes, coordenadores e professores das Salas de Recursos Multifuncionais.Local: Escola Estadual de Jatobá (Município Petrolândia). Profissional UNEDI: Alan Cardeque Farias. Data: 03/08/2022

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência: “Educação Inclusiva – Qual a minha parte nessa história?”

Objetivo: Discutir políticas públicas de educação inclusiva para melhor atender os estudantes da rede com necessidades educacionais especiais, sendo necessário a formação dos professores e técnicos educacionais. O evento foi presencial e contou com a presença de Ana Selva (Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação) e Vera Braga (Gerente da GEIDH) na abertura dos trabalhos. A equipe da UNEDI participou na organização e apoio.

Formadores: Fabiana Wanderley: “O papel da Educação Inclusiva na Educação Básica”; Ariane Freitas: “Inclusão e Gênero: diálogos interseccionais”; Vera Gusmão: “As adequações das aprendizagens/escolarização dos estudantes com Deficiência”; Dione Monteiro: “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”; Cristiano Villa Nova: “TEA – Autismo e as relações interpessoais: família e escola”; Ana Regina: “O trabalho do professor Brailista com o estudante de Baixa Visão”; Jeanne Carneiro: “AEE e SRM – Sala de Recursos Multifuncionais e sua contribuição no processo de Inclusão”; Thiago Durand: “Libras – Dialogando sobre a Educação Bilingüe para surdos”. Local: Teatro Beberibe do Centro de Convenções de Pernambuco. Data: 17/08/2022 das 8h às 17h

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência: Participação da equipe em eventos nos Municípios

a) Educação Inclusiva – Qual a minha parte nessa história?

Objetivo: Debate sobre a vivência profissional do tradutor/ intérprete de Libras. Jefferson Costa. Data: 26/08/2022. Participantes: 30

b) Semana Estadual da Pessoa com Deficiência na escola Débora Feijó

Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Formadora: Rosalina Di Pace Mendonça. Data: 23/08/2022. Participantes: 100

c) Semana Estadual da Pessoa com Deficiência de Ipojuca

Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Formadora: Rosalina Di Pace Mendonça e Isabela Araújo Carneiro Rodrigues. Data: 22/08/2022. Participantes: 30

d) Abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência: Educação Inclusiva – Qual a minha parte nessa história?

Parceria: Prefeitura de Bom Jardim Objetivo: Refletir sobre o papel, os direitos e deveres que a pessoa com deficiência possui contando com a participação de Professores, Gestores, Coordenadores da Rede Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Família. Formadora: Magna Edjane Cabral Damasceno dos Reis. Data: 24/08/2022. Formato: Presencial. Participantes: 130

e) Semana da Pessoa com Deficiência: Um olhar inclusivo no âmbito do desenvolvimento sustentável

Parceria: Prefeitura de Igarassu Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Contou com a participação do Secretário de Saúde, professores, gestores e convidados. Formadora: Isonete Cabral de Barros Silva Data: 22/08/2022. Formato: Presencial. Participantes: 150

Reunião de Trabalho no Ministério da Educação / Brasília-DF

Reunião Técnica de Coordenadores das Instituições Federais de Ensino Superior que compõem a Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação (RENAFOR) para programar ações conjuntas de formação continuada, apresentar os novos cursos autoinstrucionais de formação continuada e acompanhar a implementação das ações e políticas de Educação Especial.

Objetivos: Promover articulação entre os representantes da DEE e os dirigentes da Educação Especial nos estados e DF; discutir com os participantes temas e perspectivas de trabalho; refletir sobre ações de formação continuada de professores, implementação de Salas de Recursos e acessibilidade nas escolas comuns e nas especializadas e apresentar os novos cursos de formação continuada em educação especial, na plataforma AVAMEC. Representante da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco: Dione Monteiro. Formato: Presencial. Data: 23/08/2022.

Reunião de Trabalho CONED

Objetivo: Avaliar políticas públicas da educação com vistas à Educação Inclusiva com professores e técnicos. Formato: Remoto (Meet). Data: 09/05/2022

Reunião de trabalho GRE Recife Sul

Objetivo: Alinhar ações para o atendimento às escolas acompanhadas pela GRE Recife Sul, com a presença de Hélia Cunha e técnicas. Formato: Presencial. Data: 10/05/2022

Reunião com a nova gestão e coordenação do CEIUP

Objetivo: Alinhar ações com a nova gestão e coordenação do CEIUP e com a presença de um representante da GRE Recife Norte. Formato: Presencial. Profissional UNEDI: Cristiano Vila Nova. Data: 19/05/2022.

Reunião de estudo para elaboração do PPP do CEIUP (Dione Monteiro)

Setembro Amarelo: A vida é a melhor escolha e um direito humano.

Participação de Clebes Ramos (UNEDI) na Mesa Redonda: Saúde Mental e Emocional: acolhimento e encaminhamento do fluxo da rede de proteção da garantia dos direitos da criança e do adolescente no Auditório da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Formato: Presencial. Data: 21/09/2022.

Curso de Audiodescrição

Objetivo: Formar 40 profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e APEC, capazes de realizar audiodescrição aplicada em contextos educacionais, tendo carga horária de 80h/a. Público alvo: Professores da Rede Estadual, Técnicos e profissionais da APEC (ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE CEGOS). Formato: Remoto Período: 03/05/2022 a 04/08/2022.

Visita Técnica às Escolas:

a) Escola Heróis da Restauração

Objetivo: Ouvir a equipe gestora sobre o pedido de reprovação da mãe da estudante Maria Juliana Duarte Veras, de 18 anos cursando 9º ano D no turno da tarde, possui a Síndrome de Angelman, caracterizada por atraso severo no desenvolvimento ou retardo mental, debilitação severa de comunicação, marcha atáxica, convulsões e um comportamento único que inclui rir e sorrir com frequência e excitabilidade. Profissionais UNEDI: Dione Monteiro e Magna Reis. Formato: Presencial. Data: 01/09/2022

b) Escola Governador Barbosa Lima


Objetivo: Prover orientação pedagógica, a fim de subsidiar e apoiar a equipe gestora para o atendimento especializado a um estudante do ensino médio, atendendo à solicitação da GRE Recife Norte. Profissionais UNEDI: Dione Monteiro e Isonete Cabral. Formato: Presencial. Data: 13/03/2022

Reuniões de trabalho com a Equipe da Unidade de Educação Inclusiva – UNEDI

Primeiro Semestre:

Segundo Semestre:

Objetivo: Repassar as informações e dados resultado da Reunião Técnica dos Dirigentes de Educação Especial e Inclusiva” que ocorreu em Brasília-DF e da qual Dione participou representando a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e divulgação dos cursos do AVAMEC. Participantes: 12 Data: 31/08/2022