Estudantes apresentaram diversos trabalhos em praça pública sobre questões ambientais nas relações étnicos-raciais

Visando despertar o aprofundamento das áreas científicas e o desejo pela leitura dos estudantes, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Jandira de Andrade Lima, localizada na cidade de Limoeiro, no Agreste do Estado, promoveu a culminância da terceira edição do projeto CERu InterAge. O evento foi realizado na última quinta-feira (22), na Praça da Bandeira, no centro da cidade, e contou com a participação de 350 estudantes que apresentaram trabalhos sobre questões ambientais nas relações étnicos-raciais, além de uma feira literária.

O CERu InterAGE é um projeto que promove a integração entre estudantes da unidade de ensino e a comunidade local por meio de atividades colaborativas, como oficinas, peças teatrais, palestras e eventos culturais em praça pública. O objetivo é fortalecer laços sociais e educativos, estimulando o aprendizado mútuo e o respeito à diversidade, preparando os alunos para o convívio em sociedade.

“Esse projeto é muito importante e significativo para a Erem Jandira. É um evento aberto, organizado anualmente pela nossa escola que une temáticas relevantes, trabalhos, literatura para nossos estudantes, familiares e comunidade. A proposta deste ano foi a produção de materiais sobre questões ambientais nas relações étnico-raciais, para que todos pudessem pesquisar e aprender sobre essa temática tão importante. Nós da Erem Jandira só temos que agradecer a participação de todos”, agradeceu a gestora da instituição, Josineide Carvalho.

Os estudantes do 1º e do 2º ano participaram do projeto com uma grande feira literária. Eles ficaram responsáveis por montar estandes onde foram apresentados trabalhos, além de peças teatrais sobre a literatura brasileira. Já os estudantes do 3º ano  ficaram com a produção e apresentação de trabalhos envolvendo as questões ambientais nas relações étnicos-raciais.

“A minha turma ficou responsável por trabalhar o tema dentro da área de exatas. Para isso, fomos pesquisar e entender o conteúdo, onde acabamos desenvolvendo jogos matemáticos inspirados nos povos indígenas. O objetivo não era apenas apresentar os jogos, mas sim ensiná-los de forma dinâmica e envolvente com todos os participantes do projeto compartilhando esse conhecimento sobre os povos indígenas”, disse o estudante Kauan Figuerêdo.