Evento teve a participação de 210 alunas de diversas escolas públicas

Estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram, na última sexta-feira (08), de um evento especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi realizado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) – Regional Pernambuco, com o objetivo de inspirar as novas gerações para a área das ciências.

Sob o título “Representatividade na ciência importa”, uma mesa-redonda foi realizada abordando temas como “Igualdade de Gênero na Ciência”; “A contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico” e “Os desafios enfrentados pelas cientistas negras”. O evento teve a participação de 210 alunas de diversas escolas públicas, promovendo assim a interação entre a academia e a comunidade escolar.

Participaram do evento alunas da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Jornalista Costa Porto; da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Emídio Cavalcanti de Albuquerque; EREM Maciel Monteiro; Escola Estadual São José; EREM João Cavalcanti Petribu; e Escola Estadual Aluísio Germano, que participaram ativamente, enriquecendo o debate e ampliando seus horizontes no campo da ciência e da igualdade de gênero.

De acordo com a professora Maria José de Filgueiras, do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), eventos como esse são de grande relevância, pois têm como principal objetivo incentivar a participação de grupos sub-representados em campos das ciências, como é o caso das mulheres e meninas nas ciências, engenharias, tecnologias e matemática.

“Foram discutidos nesse encontro  preconceitos e estereótipos que impactam na progressão da mulher na ciência, bem como compreender o modo pelo qual o gênero funciona na ciência e na sociedade. Nesse sentido, entender essas questões é fundamental para diminuir a desigualdade de gênero no nosso país, tendo em vista que teremos mais mulheres conscientes e empoderadas”, destacou.