Foguete de garrafa PET produzido pela dupla percorreu distância de 291,8m

Alunas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) André Cordeiro, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, conquistaram o 4º lugar na XVII Jornada Nacional de Foguetes, dentre 76 equipes de todo o Brasil. O evento aconteceu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, de 11 a 14 de setembro. A competição reuniu as equipes com os melhores resultados na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), olimpíada científica promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira. 

Esta foi a quarta vez que uma equipe da escola participou da jornada, que reúne estudantes de escolas públicas, particulares, do SESI, de institutos federais e instituições de ensino superior. As estudantes Anna Karollyna Araújo e Yasmin de Souza, do 3º ano do ensino médio, construíram um foguete de garrafa PET, pressurizado com vinagre e bicarbonato, que alcançou a marca de 291,8m de distância percorrida. 

A equipe, nomeada de Rocket Girls, foi orientada pela professora de física Adriana Nilo e acompanhada, no evento, pela gestora da escola, Maria Merceis. “Na EREM André Cordeiro, o incentivo e participação nas Olimpíadas Científicas têm levado nossos estudantes a aprimorarem a qualidade da educação científica, ajudando na popularização da ciência entre eles. Outro fator de destaque é o surgimento de novos talentos nas diversas áreas do conhecimento”, diz Adriana. 

Na unidade de ensino, o número de estudantes que participaram dessas olimpíadas de conhecimento saltou de 37, em 2017, para mais de 200 em 2023. Neste ano, a escola conquistou dez medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e oito na MOBFOG. “Foram mais de 50 equipes participando na escola, desenvolvendo habilidades em diversas áreas, fortalecendo o pilar da convivência, o trabalho em equipe e a criatividade do saber fazer. A conquista de Anna e Yasmin será mais um combustível para os demais estudantes continuarem a sonhar em viver experiências e realizar sonhos através do conhecimento”, celebra a professora. 

“Nós queremos dedicar nossos lançamentos e resultados a todas as pessoas que contribuíram com dinheiro e tempo para que estivéssemos aqui”, agradeceu Yasmin. “Agradecemos à gestão da escola e aos professores, principalmente a Adriana, pelo incentivo”, celebrou Ana. A viagem da dupla foi custeada pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Elas ainda contaram com incentivo do comércio brejense. 

A Olimpíada 

Durante os quatro dias da jornada, as estudantes participaram de formações e muitas trocas de experiências com estudantes de várias partes do país. A programação ainda contou com  testes de lançamento dos protótipos de foguetes produzidos pelas equipes. 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. Podem participar das olimpíadas alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Estudantes de ensino superior também são aceitos na MOBFOG.