Deputados estiveram em três escolas de ensino médio para conhecer de perto como funciona o modelo integral pernambucano

Nesta segunda-feira (27), deputados federais da Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME) visitaram três escolas da rede estadual de ensino com o objetivo de conhecer de perto como funciona o modelo integral pernambucano. Guiados pela secretária executiva de Ensino Médio e Profissional (Semp), Ana Cristina Dias, os parlamentares visitaram a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, primeira escola a implementar o modelo integral no Estado, a Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano e a EREM de Beberibe, todas no Recife. 

Participaram da visita os parlamentares Pedro Campos (PE), Mendonça Filho (PE), Rafael Brito (AL), Duarte Jr. (MA), Reginaldo Veras (DF), Idilvan Alencar (CE) e Tabata Amaral (SP), presidenta da FPME. Os deputados conheceram os ambientes e conversaram com gestores, professores e estudantes que vivem o cotidiano dessas unidades de ensino. A programação foi articulada com o Instituto Natura, o Instituto Sonho Grande e a organização Todos pela Educação, parceiros do Governo do Estado na condução do ensino integral. 

Fotos: Josimar Oliveira/SEE

À frente da secretaria executiva que se dedica ao desenvolvimento do ensino médio integral, Ana Cristina celebrou a oportunidade de compartilhar com a comitiva de parlamentares a experiência dessa modalidade no Estado. “Essa é uma marca nossa, que vem desde a publicação das políticas públicas do ensino integral, há 15 anos. Nosso diferencial é trabalhar não apenas com o aumento da carga horária, mas também com a integralidade do ser humano, explorando todas as suas dimensões. Isso se dá a partir das nossas alavancas de sucesso, que englobam aspectos como o projeto de vida, as eletivas e as atividades de monitoria. Atualmente, mais de 60% das escolas de Pernambuco são de tempo integral e queremos avançar ainda mais. Nossa gestão planeja criar mais 36 escolas em tempo integral e mais 15 escolas técnicas até 2026, conforme o Programa Juntos pela Educação. Esse planejamento segue as demandas de cada comunidade”, explicou a secretária.

Na EREM Ginásio Pernambucano, primeira parada da comitiva, houve recepção e apresentação cultural dos alunos, seguida por uma apresentação sobre a Proposta de Educação Integral em Pernambuco. Os deputados foram apresentados, entre outros aspectos, às políticas públicas e legislações que regem o ensino integral no estado, à evolução das escolas de referência desde 2007, aos pilares da educação integral e seu caráter interdimensional e aos resultados dessa política de estado. Na EREM de Beberibe, os deputados conheceram os impactos do modelo integral em áreas vulneráveis e os benefícios de uma das oito alavancas de sucesso: a monitoria. 


Na ETE Ginásio Pernambucano, a comitiva foi apresentada ao modelo de gestão do ensino integral e conheceu os espaços 4.0 da escola, como o Espaço Arena, uma sala de aula dividida por ilhas e equipada com visores no centro, que proporciona a execução de atividades em grupo e a aplicação de metodologias ativas, como jogos digitais interativos. Os estudantes também apresentaram à comitiva o robô Xereta, protótipo que integra sensores de chuva, umidade, temperatura e gás programados por eles. O robô foi criado com o objetivo de detectar riscos de deslizamento de terra e vida em meio a escombros. “Neste espaço está o futuro, o que vai reger todo o mundo a curto prazo”, disse o estudante Luiz Henrique Freitas, medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física de escolas públicas em 2023. 

PIONEIRISMO 

O estado de Pernambuco é reconhecido como um dos pioneiros deste modelo, transformando o cenário educacional da região com a adoção da educação integral. Em 2004, quando a modalidade foi implementada no Ginásio Pernambucano, o estado ocupava a 21ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Atualmente, a educação integral é oferecida em todos os municípios e Pernambuco está há anos entre os estados com os melhores resultados no Ideb. 

Durante a visita, o deputado Idelvan Alencar disse que veio ao Recife, em 2007, para entender como o modelo funcionava. “O Ginásio Pernambucano foi a inspiração e a base para a aplicação do ensino integral no Ceará”, revelou.