Evento foi realizado na sede da BPE

A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE), importante equipamento de acesso à leitura e de conexão com a história do nosso Estado, celebrou 172 anos nesta sexta-feira (03) com uma programação repleta de atividades culturais abertas ao público e com homenagens. 

As festividades tiveram início logo pela manhã no auditório Gleyde Costa Vitor com a palestra “Memória como semente”, ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Galindo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Em seguida, teve a apresentação “Coleções Especiais e Acervos de Memórias da BPE”, com a bibliotecária Poliana Nascimento, chefe do Setor de Coleções Especiais e Obras Raras da BPE; e a bibliotecária Bernadette Amazonas, que atuou na Faculdade de Direito e na Academia Pernambucana de Letras. A exposição se estendeu durante todo o dia.

No período da tarde, teve o lançamento do livro “O Corpo como Parte do Sistema”, da autora e professora pernambucana Adriana Carneiro; corte de bolo e a entrega de onze certificados de homenagens aos parceiros e parceiras que ajudam a construir a história da BPE através de seus trabalhos. São escritores, professores e representantes de editoras e de associações.

Uma das homenageadas foi a gerente geral do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), Janete Florêncio. “É um sentimento de muita alegria. Estamos honrando a parceria entre o Conservatório numa data muito especial que é o aniversário de 172 anos da Biblioteca“, disse Janete. 

O momento também foi marcado pela segunda edição do “Música na Biblioteca”. Na ocasião, o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música fez uma apresentação acompanhado do pianista e professor Jetro Rodrigues.

Imagens: Josimar Oliveira

“Não é qualquer instituição que comemora 172 anos de vida. Então, a gente tem a honra de estar aqui celebrando. Tudo isso graças ao engajamento, doação e amor de pessoas. Nem todos os gestores estão aqui. Alguns, na verdade, não estão mais nesse plano. Mas é graças a eles e graças à equipe que está aqui, que a gente tem essa história pra contar”, destacou a gerente geral da BPE, Renata Lapenda Lins.

A Biblioteca Pública de Pernambuco mantém um acervo de mais de 580 mil volumes, incluindo 300 mil periódicos e 280 mil livros, além de obras raras e coleções especiais. A biblioteca oferece ambientes climatizados para estudo, pesquisa e atividades infantis, além de contar com uma equipe de profissionais qualificados para atender ao público.