Movimento #PraQuemMenstrua leva educação sobre saúde menstrual, aliado à arte e à cultura para estudantes do Estado

Na manhã desta quarta-feira (13), a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Apolônio Sales, localizada no bairro do Ibura, recebeu o lançamento da Caravana do Empoderamento e Dignidade Menstrual, que vai acontecer em outras escolas da Rede Estadual de Ensino. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Grupo RD-RaiaDrogasil, formado pelas farmácias Droga Raia e Drogasil, que busca conscientizar, de forma lúdica, as estudantes quanto a saúde menstrual na adolescência.

A caravana é realizada por membros do movimento #PraQuemMenstrua, que oferece oficinas e mostras educativas de poesia, slam, teatro, dança e fotografia, para as estudantes. Durante as oficinas, as alunas irão produzir trabalhos que serão apresentados na culminância da ação para toda a unidade de ensino. Até o mês de novembro, a caravana ainda vai percorrer outras escolas São elas: EREM Dom Sebastião Leme, EREFEM Monte Verde, Escola Padre Lebret e Escola Missionário São Bento. Ao final da caravana, as alunas receberão kits com absorventes, bolsas, camisas, necessaire e cards explicativos com contatos de ajuda.

“A Unicef desenvolve diversas ações sociais significativas, principalmente direcionadas à educação. Nossa parceria fortalece aspectos culturais firmados em leituras múltiplas com as oficinas, além de palestras sobre a transformação corporal da menina. Deixo aqui meu agradecimento especial aos gestores escolares do Ibura”, disse Viviane Gomes, gerente Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul.

A estudante Kassiany Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, aprovou a iniciativa e pôde aprender um pouco mais sobre o assunto. “Esse é um assunto muito importante para nós. meninas. e que às vezes não se é muito debatido. Desde que eu descobri que a caravana iria desembarcar em nossa escola, eu me animei e fiquei ansiosa com esse momento para aprender mais sobre a educação menstrual. Precisamos quebrar esse tabu a respeito de assuntos específicos para que possamos educar cada vez mais as pessoas. Estou muito feliz com o evento e vou levar esse aprendizado para a vida toda”, ressaltou.

A menstruação, por mais que seja um processo natural, ainda é um tabu que afasta adolescentes e jovens da escola, segundo pesquisas realizadas pela UNICEF. Esses dados ressaltam a importância dessa grande rede de parceria entre setores públicos e privados para melhorar a vida e a educação menstrual das jovens estudantes.

“Esse evento é uma grande demonstração de como essas parcerias funcionam. A UNICEF; as escolas, por meio da Secretaria de Educação; e o grupo RD-RaiaDrogasil, através da marca Needs, mostram o fortalecimento das políticas públicas de saúde menstrual, que vão muito além do acesso à absorventes. É pensar em conjunto sobre quebra de tabus, envolver meninos, meninas, pessoas que menstruam, familiares e comunidade nos processos educativos”, destacou a oficial de parceria da UNICEF, Priscila Costa.