Alunos comercializaram produtos sustentáveis criados nas escolas
Mais de 750 estudantes de 28 escolas de ensino integral da rede estadual, localizadas no Recife, região metropolitana e Agreste, participaram de uma feira de empreendedorismo realizada no shopping RioMar, localizado no bairro do Pina, na Zona Sul da Capital, neste sábado (26) e domingo (27). O evento foi promovido pela associação educativa Junior Achievement (JA) em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE).
Fotos: Filipe Jordão
A Feira de Miniempresas foi a oportunidade dos estudantes comercializarem produtos criados ao longo dos últimos cinco meses de atividades realizadas nas escolas. Durante esse período, os jovens aprenderam a planejar e operar uma empresa, sob orientação de profissionais treinados pela JA. Ao todo, mais de 30 ideias sustentáveis foram criadas a partir da reutilização de materiais reciclados e produtos biodegradáveis, orgânicos e veganos.
Participaram do evento os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Pastor Isaac Martins Rodrigues, Edson Mororó Moura, Alcides Do Nascimento Lins, Ministro Fernando Lyra, Nelson Barbalho, José Humberto de Moura Cavalcanti, Chico Science, Senador Wilson Campos, José Alencar Gomes da Silva, Dom Bosco, Alfredo Freyre, João Bezerra, Miguel Batista e José Joaquim Da Silva Filho.
Já as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) participantes foram: Augusto Gondim, João Cleofas De Oliveira, Ginásio Pernambucano – Aurora, Nóbrega, Sizenando Silveira, Trajano Mendonça, Padre Osmar Novaes, Escritor José De Alencar, Santa Ana, Cleto Campelo, Professor Antônio Farias, Bento Américo, Belo Jardim e João Monteiro de Melo.
O estudante Eduardo Sant’Ana, do segundo ano do ensino médio da ETE Chico Science, que fica em Olinda, participou de um grupo que criou vasos ecológicos feitos do bagaço da cana de açúcar. “Os próprios nutrientes do vaso ajudam no desenvolvimento da planta e ainda podem servir de adubo para outras”, explicou.
Os alunos da EREM Augusto Gondim saíram de Goiana, zona da Mata Morte, para apresentarem luminárias feitas de palitos de picolé. “Tudo foi feito à mão. Uma experiência bem legal, uma construção de conhecimentos. Tudo que aprendi foi bastante positivo, me sinto preparada para a entrada no mercado de trabalho”, relatou a estudante do primeiro ano, Bruna Souza.
A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é promover o conhecimento do empreendedorismo aos jovens ainda na escola. Atualmente, a associação atua em mais de 120 países. Ela chegou ao Brasil em 1983, e em Pernambuco, no ano de 2003. Este ano, a parceria com o Governo Estadual completa dez anos.
“A gente vê a importância de trabalhar esses conteúdos que falam de empreendedorismo e desenvolvimento de habilidades nos resultados do dia a dia. Os jovens começam (o programa) de uma maneira e terminam muito mais maduros e comprometidos. Tudo isso é muito útil para o mercado de trabalho”, comentou a diretora executiva da associação, Olga Lucena.