Os estudantes participaram de atividades teóricas e práticas sobre o gênero artístico de origem japonesa

O Clube de Desenho da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Creusa Barreto Dornelas Câmara, situada no bairro da Torre, Zona Norte do Recife, vivenciou as atividades da oficina “Mangá: leituras e técnicas de desenho”. Nesta quarta-feira (29), houve a culminância do projeto, cujo objetivo foi oferecer uma maneira divertida de desenvolvimento pessoal, cognitivo e artístico dos estudantes. Ao todo, 20 alunos de turmas do 6° ao 9° ano participaram das atividades. 

O professor Heliwelton do Amaral, que leciona história na unidade de ensino, é monitor do Clube e comandou a programação da oficina, composta por exercícios de teoria e prática relacionados aos mangás, que são histórias em quadrinhos de origem japonesa.

“É uma linguagem que os alunos gostam muito. Temos aqui muitos estudantes que são aficionados pela leitura de mangá e por assistir animes (animações, em sua maioria, inspiradas nos mangás), então a gente aproveitou isso. Trouxe algo que era do interesse deles pra trabalhar essa linguagem artística, que é o desenho”, explicou o educador.

Nos encontros da oficina, os estudantes/artistas fizeram análises dos mangás mais populares, se aprofundaram nas características do gênero artístico e aprenderam fundamentos do desenho. Além disso, foram responsáveis por criar seus próprios personagens com características únicas e histórias originais.

Um exemplo das narrativas criadas é a de Herilênio Filho, 12 anos, aluno do 6° ano. “O personagem que criei tem 18 anos, faz parte de um clã de espadachins (indivíduos que combatem com espadas) e passa por uma situação complicada, acusado de um crime que não cometeu. Ele precisa fugir da vila onde mora e, ao mesmo tempo, provar a sua inocência. Essa é a trama”, contou o artista.

Os trabalhos produzidos pelos membros do clube ficarão expostos na biblioteca da unidade de ensino, a “Multiverso da Leitura”, até o dia 07 de dezembro, para que os demais estudantes, pais e responsáveis possam conhecer as histórias. 

Essa foi a segunda oficina realizada pelo Clube de Desenho, que iniciou as atividades no mês de agosto. No pontapé inicial, os alunos participaram de atividades relacionadas ao grafite, com o tema “A Arte do Grafite: Traçando Uma Cultura de Paz”, que contou com a participação do artista grafiteiro Rafa Matos.