Estudantes de escolas integrais puderam vivenciar a música regional com a apresentação do Quinteto Violado

Mais de 800 estudantes de oito escolas de ensino integral da rede estadual, localizadas no Recife, participaram de um animado e festivo concerto aula, organizado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP). O evento aconteceu na última sexta-feira (04), no Teatro do Parque, Centro do Recife, com a apresentação do tradicional Quinteto Violado.

Com mais de cinquenta anos de história, o Quinteto Violado levou um repertório de músicas com identidade regional, como forró e frevo, que animou os jovens e professores presentes. O folclórico personagem Mateus (de Mateus e Catirina) também se apresentou entre uma música e outra para contar histórias das tradições que envolvem os festejos juninos e de carnaval.

Dessa forma, os estudantes puderam vivenciar e aprender mais sobre cultura nordestina, além de conhecerem um dos equipamentos culturais mais tradicionais de Pernambuco. “Quando a gente traz os meninos e meninas para esses espetáculos, a gente está resgatando os valores culturais para dentro do espaço escolar. Durante o tempo de permanência dos estudantes nas escolas integrais, é necessário vivenciar esses momentos de resgate e fortalecimento da nossa tradição”, comentou a superintendente pedagógica da SEIP, Mariângela Jansen.

Para o vocalista Marcelo Melo, um dos fundadores do grupo musical, é de grande importância levar a música regional para o conhecimento dos jovens. “Muitos adolescentes estão influenciados pela música estrangeira e não se atentam para a qualidade, beleza e emoção que a música regional traz. E da forma em que a gente apresenta, traz um alumbramento; e isso nos encanta muito. É sempre uma certeza de que a resposta é positiva”, contou Marcelo Melo.

Foto: Filipe Jordão

Laís Raquel do Nascimento, aluna do 1º ano da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, situada em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, disse que o concerto foi marcante. “É uma energia muito boa, muito animada. Fiquei muito feliz em poder participar hoje. E falaram bastante sobre a cultura do carnaval e do São João”, comentou.

Primeira vez em um teatro, o aluno Fábio Felipe França, do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Sylvio Rabello, localizada em Santo Amaro, Centro do Recife, contou que a experiência foi inesquecível. “Foi uma oportunidade muito legal estar aqui com os amigos da escola. Aprendi sobre a história de Pernambuco, sobre a nossa história”.

Também estiveram presentes estudantes das EREMs Ageu Magalhães (Casa Amarela), Sizenando Silveira (Santo Amaro) e Pompeia Campos (Macaxeira); da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Jarbas Pernambucano (Cajueiro) e das ETEs Miguel Batista (Macaxeira) e Porto Digital (Bairro do Recife).