secretaria de educação, pernambuco, paulista, meio ambiente

Cerca de 200 kgs de tampas de garrafa e 600 litros de óleo foram destinados à reciclagem

Durante todo o primeiro semestre de 2023, estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Custódio Pessoa, localizada no bairro de Paratibe, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, desenvolveram uma série de atividades em defesa do meio ambiente. As ações contribuíram diretamente para a reciclagem de materiais e para a conscientização da comunidade onde está situada a unidade escolar.

Ao todo, 900 estudantes estão regularmente matriculados na unidade de ensino e todos se envolveram nos projetos. Em um dos momentos, foram recolhidos das ruas mais de 200 kgs de tampinhas de garrafa pet. O material foi encaminhado a um representante do Greenpeace, que irá reverter o valor da venda desse material para instituições que cuidam de animais não domiciliados.

Os alunos também recolheram mais de 600 litros de óleo de cozinha usados em casa. O material foi encaminhado para uma empresa de fabricação de produtos de limpeza, que, em troca, repassou 300 itens de materiais como sabão e água sanitária para a escola. A parceria serviu para ensinar que o óleo pode ser transformado nesses produtos e que quase tudo que descartamos pode ser reutilizado.

A estudante do sétimo ano do ensino fundamental, Gabrielly Vitória, de 12 anos, contou que toda essa vivência foi importante para saber o que deve-se fazer ou não para conservar o meio ambiente. “Eu pude aprender mais e passar meus ensinamentos para que outras pessoas não cometam erros”, disse.

Mais de 600 litros de óleo de cozinha e 200kgs de tampas de garrafas foram encaminhados à reciclagem | Imagem: Divulgação

Os estudantes também assistiram a diversas palestras sobre desmatamento, queimadas, o uso consciente da água e da energia elétrica; tudo isso associado à cultura de paz. Essas atividades contaram com o apoio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e da Neoenergia.

“Esse tipo de evento promoveu a conscientização da gente e da comunidade. Conseguimos arrecadar recursos para instituições, e isso vai ser muito importante porque elas serão ajudadas. Aprendemos que cuidar do meio ambiente torna um mundo mais limpo, agradável e sociável de viver”, relatou o estudante do terceiro ano, Henryco Gomes, de 17 anos.

Também foram produzidos pequenos documentários pelos próprios estudantes, que registraram o recolhimento do material destinado à reciclagem e abordagens educativas a moradores e transeuntes na comunidade. Eles foram exibidos no último dia 20 de juho, durante uma gincana temática na escola.

“Quando a gente idealizou esse projeto, foi para cumprir metas da proposta político-pedagógica da escola, que tem a visão de trabalhar o social em prol do meio ambiente. O objetivo foi atingido porque a gente impactou 100% dos estudantes e suas famílias. Eles passaram a ter voz na comunidade onde moram e se tornaram multiplicadores”, contou a assistente de gestão da EREF Custódio Pessoa, professora Vandinaura Corrêa.