Competição será realizada em Brasília entre os dias 27 de outubro e 9 de novembro

Na madrugada desta sexta-feira (27), parte da delegação pernambucana embarcou rumo aos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023. Voltada para a categoria 12 a 14 anos, a competição, que é chancelada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), este ano será realizada em Brasília, no Distrito Federal, do dia 27 de outubro a 9 de novembro. Entre alunos/atletas, técnicos e staff, Pernambuco levou cerca de 240 pessoas para o certame. O evento é classificatório para o Sul-Americano que acontecerá em dezembro, no Chile.

“A nossa expectativa é a melhor possível. Pernambuco sempre teve uma posição de destaque no cenário do esporte escolar. As classificações e o número de medalhas têm, ano a ano, evidenciado isso. Por outro lado, lembramos sempre o peso que a questão educacional representa em todo esse processo. É um momento ímpar de aprendizagem, onde a linguagem esportiva estabelece muito mais que medalhas mas, sobretudo, um importante veículo na formação integral dos jovens”, disse o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

Fotos: Josimar Oliveira

Na última edição do JEBs, realizada em outubro de 2022, no Rio de Janeiro, Pernambuco obteve o melhor resultado do Estado na competição. Foram 67 medalhas conquistadas nas séries ouro, prata e bronze (uma espécie de 1ª, 2ª e 3ª divisão), sendo 17 de ouro, 27 de prata e 23 de bronze. Ao todo, são disputadas 18 modalidades na competição: basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de mesa, xadrez, badminton, judô, karatê, wrestling e natação.

O aluno/atleta do Colégio GGE e integrante do Programa Bolsa Atleta, Gustavo Liborio, de 14 anos, embarcou para a sua terceira e última participação no JEBs. Na edição passada, Gustavo arrematou a medalha de ouro na apresentação do Kata, da modalidade karatê. Ele se preparou forte durante ano para ir em busca de mais uma medalha para Pernambuco e, apesar de muito jovem, já demonstra muita experiência na competição, inclusive dando dicas aos “novatos”.    

“Me dediquei muito nos treinos, um ano todo de preparação para chegar nesse momento. Chego na competição muito focado e determinado em me tornar bi-campeão do JEBs. Eu vim em busca da medalha de ouro e da classificação para o Sul-Americano no Chile. Esse ano a gente tem alguns atletas que estão participando pela primeira vez da competição e como esse é o meu terceiro ano representando Pernambuco, tentei passar tranquilidade para eles, que eles façam o que vem treinando e dê o seu melhor dentro do tatame”, finalizou Gustavo.

Quem escutou bem os conselhos do “experiente” Gustavo foi Lucas Valério, também atleta do Karatê. Lucas é estudante do Colégio Marciel Pinheiro e, embora também tenha 14 anos e faça parte do Bolsa Atleta, essa é a primeira participação em uma competição nacional escolar. A ansiedade para a estreia é grande, mas ele vem mantendo a calma para poder dar o melhor durante a competição.

“A expectativa é muito boa. Me preparei muito para esse momento e vou dar o meu melhor para, se Deus quiser, retornar para casa com uma medalha. A ansiedade para competir é grande mas tento me manter tranquilo para não transformar a ansiedade em nervosismo. O pessoal tem me ajudado bastante para me manter calmo. Agora é colocar em prática tudo que treinei durante o ano para ir atrás do melhor resultado”, frisou Lucas.   

É importante relembrar que os grandes destaques de Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) podem garantir vaga nos programas Bolsa Atleta PE e Bolsa Técnico PE em 2024, que prevêem um percentual destinado aos alunos-atletas e treinadores que ficaram em evidência na competição escolar.

Fotos: Josimar Oliveira