secretaria de educação, eja, mídias sociais

Conteúdo abordou de forma crítica as mídias sociais no ensino básico

Educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Gerência Regional de Educação (GRE) Metro Sul participaram de um curso de formação sobre educação midiática. O evento, intitulado “Conectando saberes: A Apropriação de Competências Midiáticas por Professores da Educação Básica na Era da Cultura Digital”, aconteceu no auditório Maria do Rosário, localizado na sede da GRE, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, na noite da quarta-feira (22).

Participaram da formação educadores que atuam na EJA das escolas da Rede Estadual, incluindo a EJA Campo, jurisdicionadas à GRE Metro Sul. Esta foi uma parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec).

Durante a formação, os educadores aprenderam sobre a importância do uso das mídias sociais como estratégia de ensino e como é possível desenvolver conteúdos pedagógicos por meio delas a partir de análises reflexivas.

“A gente chama a atenção para a importância de analisar as mídias sociais de forma crítica, usando referências teóricas de educadores como Paulo Freire e David Buckingham”, explicou a formadora do curso, Ilana Aguiar, mestranda do programa de pós-graduação em Matemática e Educação Tecnológica da UFPE, que pesquisa sobre o assunto.

Ao final do curso, houve um debate sobre a necessidade de criação e melhoria de políticas públicas educacionais para além do acesso à tecnologia, de forma que os professores possam desenvolver cada vez mais competências midiáticas.