Familiares dos estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre como identificar o transtorno
Familiares de estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Rochael de Medeiros, localizada em Santo Amaro, no Centro do Recife, participaram de uma palestra sobre como identificar os primeiros sinais da dislexia. O evento aconteceu no auditório da unidade de ensino, na manhã desta quinta-feira (05).
A ação foi uma parceria entre a escola e o grupo de ativistas Família Dislexia PE, criado em 2022, e que vem buscando aproximação com unidades de ensino para disseminar informações que possam combater o preconceito em relação ao transtorno que afeta cerca de 10% da população mundial, de acordo com a International Dyslexia Association (IDA).
Durante a palestra, também foram abordados os direitos da pessoa disléxica, os possíveis impactos no aprendizado e como disseminar informações que possam ajudar na conscientização da população. “Nossa intenção, enquanto comunidade escolar, é alargar e compartilhar conhecimentos, e juntos entendermos que as dificuldades pedagógicas enfrentadas diariamente não necessariamente são de responsabilidade do estudante”, relatou a gestora da EREF Rochael de Medeiros, Lizandra Souza.
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, de base genética e hereditária. Essas alterações funcionais comprometem a habilidade de aprendizagem. Na maioria das vezes, ela é diagnosticada nos primeiros anos de vida da pessoa e possui três graus: leve, moderado e severo.
“Conscientizar sobre as características da dislexia e os impactos que podem ser causados na vida escolar e na vida profissional é muito importante para que seja possível identificar, trazer adaptações e fechar diagnósticos assertivos para que essas pessoas tenham qualidade de vida nos seus processos de aprendizagem”, disse a palestrante Flávia Dias.
As escolas da Rede Estadual que também desejarem receber a palestra sobre a conscientização da dislexia podem entrar em contato com a Família Dislexia PE nos números 81 98722-3465 (Karina Gouveia), 81 99563-6986 (Carol Assumpção) ou 81 99722-6930 (Felipe Gomes), ou pelo instagram @família.dislexiape.