Entre as atividades oferecidas estavam palestras com profissionais de diversas áreas, mesa-redonda e visitas a empresas e universidades

Estudantes da Escola de Referencia em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Luiz Inácio Pessoa de Mello, localizada na cidade de Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco, participaram, na última terça-feira (7), do Projeto Mundo do Trabalho, Desafios e Perspectivas. O projeto dedicou um dia inteiro para conversar com os alunos sobre o mundo do mercado de trabalho, convidando profissionais das áreas de saúde, educação, direito e engenharia, para uma mesa-redonda que aproximou um contato mais aprofundado e atualizado sobre as áreas que cada um tem interesse em ingressar no futuro.

O projeto foi idealizado pelo professor da própria EREFEM, Zenildo Pereira, em 2016, em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), levando aos alunos novas perspectivas sobre o mercado de trabalho, auxiliando os jovens na compreensão sobre o mundo das profissões para construírem seus projetos de vida pessoal, profissional e social.

O evento mobilizou toda a escola, que dedicou um dia inteiro para a ação que tinha como objetivo refletir as transformações que acontecem no mercado resultantes do meio técnico, científico e informacional. Para sensibilizar o estudante na sua escolha profissional, o evento promoveu atividades onde os jovens analisaram as novas demandas no mudo do trabalho com base nas inovações científicas e tecnológicas, além de possibilitar o contato com profissionais que atuam em diversas áreas. A compreensão sobre a importância do empreendedorismo, trabalho em equipe e o planejamento estratégico também esteve em pauta, assim como o reconhecimento dos novos arranjos produtivos e a necessidade de qualificação profissional.

“Esse projeto é uma forma dos jovens começarem a conhecer melhor da área que eles querem atuar no mercado de trabalho e que eles têm o sonho profissional deles. Nessa atividade os estudantes também têm, neste dia especial, um momento com as psicólogas, onde orientam como eles devem proceder no momento de uma entrevista, identificando quais são as suas potencialidades, suas limitações, seus pontos fortes, seus pontos fracos”, ressalta o professor Zenildo.

Na programação os alunos puderam participar de diversas atividades como: Produção do painel temático sobre o sonho profissional; Entrevistas com profissionais que já atuam na área; Mesa-redonda com profissionais das áreas de saúde, engenharia, educação e segurança pública; Visita a empresas; Palestras sobre orientação vocacional; Visita a universidades e escolas técnicas; Oficinas pedagógicas sobre habilidades do profissional do futuro; e a Produção de um livro com ênfase nos sonhos profissionais do educando.

Fotos: Gestão EREFEM Cel. Luiz Ignácio Pessoa de Mello