A atividade envolveu e emocionou as crianças e educadores da escola contemplada pela ação

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ana Faustina, localizada no município de Surubim, no Agreste do Estado, realizou, no mês de outubro, o projeto “Faça uma Criança Feliz”. A ação foi coordenada pelas professoras Irajara Barbosa e Janailza Gonçalves, e teve como protagonistas os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. A EREM ofertou atividades artísticas, lúdicas e solidárias voltados para alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Oliveiros de Andrade Vasconcelos.

O projeto atendeu cerca de 110 crianças da rede municipal e foi dividido em duas etapas: encenação teatral da “Revisitando Memórias”, que incluiu a dramatização de contos infantis; e a realização de atividades lúdicas inspiradas no mundo infantil. Para concretizar as ações, os estudantes protagonistas utilizaram as disciplinas de Protagonismo Infantil e a eletiva de Teatro para planejar as atividades de pesquisa e ação.

“Foi uma experiência incrível que vou levar pra minha vida. É muito gratificante ajudar o próximo e fazer o bem, dedicando um pouco do nosso tempo para isso. Vou guardar na memória aqueles rostinhos lindos cheios de pureza das crianças que assistiam ao nosso teatro. Interpretei a Fera do conto infantil e pude ver e sentir muito entusiasmo nos olhares das crianças”, relatou o estudante do 2º ano da EREM Ana Faustina, Jânio Santos.

Para o projeto, os alunos dividiram grupos de trabalho onde realizaram pesquisas de atividades lúdicas, confecção de sacolinhas com guloseimas, arrecadação de brindes, ensaios para o espetáculo teatral, produção de cenários e a organização de dinâmicas e brincadeiras. Esse momento foi muito festejado pelo estudante do 4º ano da escola municipal, Pedro Phelipe. “Muito obrigado pela festa na quadra. Gostei muito da apresentação teatral. As brincadeiras também foram incríveis, a gente se divertiu muito”, disse.