A iniciativa visa preparar os estudantes para o ENEM e o SAEPE

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Antônio Carneiro Leão, localizada em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, promoveu, nesta quarta-feira (22), o projeto “PreparAÇÃO: SAEPE e ENEM em foco”. Esta foi a primeira edição do projeto que busca preparar os estudantes do 3º ano do ensino médio para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). A gestão da unidade de ensino elaborou uma programação que foi vivenciada pelos alunos durante toda a manhã.

O principal objetivo deste projeto é a recomposição de aprendizagem dos estudantes, com uma preparação ao longo do semestre, visando um bom resultado nas provas do SAEPE e ENEM no fim do ano. Nesta primeira edição, os estudantes vivenciaram um momento para dialogar sobre saúde mental com uma psicóloga convidada, seguido de um alongamento e relaxamento, e um simulado com 20 questões de matemática e língua portuguesa. Após o simulado, os alunos fizeram uma correção comentada com os professores.

“O projeto visa o crescimento de cada um desses jovens. Além de focar nos conteúdos das provas, também nos preocupamos em trabalhar os cuidados mentais dos alunos para que eles possam fazer as provas com mais leveza, porque sabemos a pressão que eles carregam nesse momento tão importante”, destacou a gestora da escola, Manuela Santiago.

Com o sonho de se formar em psicologia, o estudante Lourival Neto, do 3º ano do ensino médio, está com o foco total nos estudos para se sair bem no ENEM. Essa será a primeira vez que ele vai realizar o exame, já que nos anos anteriores resolveu priorizar o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). Ele ressaltou a importância da escola dar esse suporte aos estudantes.

“Muito legal ver essa atenção e preocupação com os alunos que estão se preparando para a vida pós ensino médio. São muitas provas externas nesse momento que vão definir nossa vida. Esse projeto é de grande ajuda, pois vai auxiliar os conteúdos dados em sala de aula e nos proporcionar uma melhor preparação a cada dia. No meu caso em especial, que ainda não fiz o ENEM, vai ser de grande ajuda nesses momentos. Então agradeço muito a escola por ter pensando nisso, já me sinto mais preparado em relação às questões, à pressão e ao tempo de prova”, disse Lourival.