Durante o dia, os estudantes apresentaram diversos trabalhos em praça pública sobre a literatura brasileira e energias renováveis 

Na manhã desta quarta-feira (5), a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Jandira de Andrade Lima, localizada no município de Limoeiro, no Agreste do Estado, promoveu a culminância da segunda edição do projeto CERu InterAge. Realizado na Praça da Bandeira, no centro da cidade, cerca de 400 estudantes produziram e apresentaram trabalhos e peças teatrais sobre a literatura brasileira, além de maquetes sobre energias renováveis. 

“Nós, que fazemos a gestão da EREM Professora Jandira de Andrade Lima, estamos muito felizes com o resultado do projeto InterAge. Esse projeto existe para que a gente possa, de alguma maneira, incentivar a busca pelo conhecimento sobre a literatura brasileira e as áreas da ciência. Recebemos vários estudantes e escolas do município, além da população, que passou pela Praça da Bandeira e veio nos prestigiar. O resultado foi muito positivo”, comemorou a gestora da EREM, Josineide Carvalho. 

A ação, que foi aberta ao público, voltou a ser realizada pela escola após um hiato de três anos devido à pandemia da Covid-19. O CERu InterAge tem como objetivo principal despertar o desejo pela leitura e o aprofundamento das áreas científicas. 

Os estudantes do 1º e do 2º ano ficaram responsáveis por montar estandes onde foram apresentados trabalhos, além de peças teatrais sobre a literatura brasileira. O aluno Kauan Figueiredo produziu um material sobre a obra “Senhora”, de José de Alencar, e se mostrou muito satisfeito com a atividade desenvolvida pelo grupo durante o projeto.

Foto: Divulgação

“Esse projeto é muito importante porque me incentiva a ler e conhecer sobre os autores que fizeram parte da nossa história. José de Alencar é um dos grandes autores do romantismo no Brasil, ele escreveu várias obras literárias e pude aprender mais sobre o autor. Essa troca de conhecimento com os meus colegas foi muito boa e me estimulou a entender mais a fundo os autores brasileiros “, comentou. 

Já os estudantes do 3º ano confeccionaram, sob a orientação dos professores das áreas científicas, maquetes sobre as energias renováveis e não renováveis, que ficaram expostas durante o evento. Eles explicaram cada proposta e tiraram dúvidas do público sobre o trabalho. 

Fotos: Divulgação

“A minha turma ficou responsável em produzir uma maquete sobre a energia gerada a partir do lixo. Ela é muito importante mas pouco utilizada na sociedade. Produzimos muito lixo e esse resíduo gera uma mistura gasosa através da biodegradação da matéria orgânica. E isso pode ser convertido em energia elétrica. Muitas pessoas nem sabem que é possível gerar energia do lixo e a gente pôde trazer e explicar um pouco sobre esse assunto”, disse a estudante Yasmim Lima.