Alunos, seus responsáveis e profissionais participaram da atividade

A Escola de Referencia em Ensino Médio (Erem) Professora Jandira de Andrade, localizada em Limoeiro, realizou, na última sexta-feira (07), uma excursão com 8 estudantes com deficiência da unidade de ensino. O destino foi a cidade de Caruaru, que está toda decorada por conta do São João. Além dos alunos, familiares responsáveis e profissionais da escola também participaram da atividade, que faz parte do projeto “Excursão e Inclusão”.

Coordenada pelas professoras Tamires Costa, Elaine Maria e Rosilene Izabel, a viagem teve como objetivo ampliar o conhecimento cultural e social dos alunos. A excursão passou por dois importantes pontos turísticos do município: o Alto do Moura e a Feira de Caruaru. Através dessa experiência, os estudantes puderam desenvolver suas habilidades de comunicação e socialização, além do entendimento sobre as tradições regionais.

“Foi lindo poder vivenciar junto com nossos estudantes e famílias esse momento de conhecimento, aprendizagem e lazer, trazendo sempre a inclusão como principal objetivo. Acreditamos na equidade e na importância de oportunizar o que cada um precisa para se desenvolver. Somos únicos e merecemos conhecer também novos lugares, sabores, texturas, cores e sons. Isso nos completa enquanto seres humanos e contribui para a evolução de possíveis limitações”, destacou Tamires.

Maria de Lourdes foi uma das familiares dos alunos que participaram da excursão. Ela é mãe da estudante Alícia Vitória, uma grande fã de trabalhos artesanais. “Foi um momento de lazer, mas também de conhecimento. Minha filha gosta muito de artesanato, brincar de massinha de modelar, essas coisas. Ter a oportunidade de conhecer a feira de Caruaru foi muito legal. Ela amou e está muito feliz com esse projeto da escola. Eu tenho só a agradecer a toda equipe escolar por todo amor e carinho proporcionado para os alunos”, disse.

A “Excursão e Inclusão” da Erem Jandira demonstra o compromisso da escola em promover uma educação inclusiva e significativa. Ao proporcionar essa vivência cultural fora da sala de aula, a escola reforça a importância da aprendizagem através de experiências concretas, mostrando que a cultura é um caminho poderoso para a integração e o crescimento pessoal dos alunos.