secretaria de educação, meio ambiente, escolas

Educação ambiental faz com que estudantes sejam multiplicadores de informações que podem tornar o planeta mais saudável

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05), diversas escolas da Rede Estadual de Ensino promoveram ações que reforçam a conscientização sobre as práticas sustentáveis e de conservação dos recursos naturais. Do litoral ao sertão, estudantes se tornaram multiplicadores das informações que podem tornar o planeta mais equilibrado e saudável.

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Aníbal Fernandes, localizada em Santo Amaro, no Recife, por exemplo, realizou, nesta quarta (05), uma competição de jogos de tabuleiro entre os estudantes. Cada jogo foi confeccionado na própria unidade escolar com materiais reciclados pelos próprios alunos.

A competição fez parte de uma série de gincanas com temas ambientais. As atividades começaram ainda na segunda-feira (03), com elaboração de redação, produção de vídeos informativos, competições esportivas e construção paisagística utilizando os recipientes das tintas que foram recentemente utilizadas para pintar os muros da escola.

“Além do conhecimento adquirido, os estudantes têm uma pontuação extra e, no segundo semestre, vamos passar um dia numa atividade ecológica em Aldeia”, destacou a gestora da Erem, Analice Rocha. “A gente já arrecadou mais de duas mil garrafas pets, 30 litros de óleo, 100 pilhas e cerca de 70 eletrônicos. Tudo será destinado à reciclagem“, acrescentou.

Gincana com temáticas ambientais rendeu pontos para os alunos da EREM Aníbal Fernandes | Foto: Junior Aguiar

A Erem Helena Pugó, localizada no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, realizou uma exposição de artes feitas pelas mãos dos estudantes. As telas foram confeccionadas com materiais recicláveis e retratam figuras humanas e o combate ao racismo. “Me sinto muito agradecido, lisonjeado, feliz e inspirado em fazer minha arte e expor pela escola inteira. Tenho me sentido bastante livre, porque arte para mim é sentimento. Fico mais feliz ainda pela ajuda dos professores”, relatou o estudante Gustavo Henrique Mota, um dos artistas.

Durante todo o ano, a escola desenvolve diversas outras atividades que promovem a conscientização ambiental dos estudantes e transformam a unidade num ambiente sustentável. No local há uma sala sustentável onde ocorre a disciplina eletiva “Construções e Inovações Sustentáveis”. O espaço, dedicado a aulas e oficinas, conta com telhas ecológicas, lâmpadas led, paredes brancas, decorações, bancas e livros reutilizados.

Também há uma horta e um espaço de cultivo de mudas, devidamente catalogadas com QR Codes que dão acesso à informações sobre os nomes e funcionalidades das plantas. Uma oportunidade grande para os alunos aprenderem sobre o cultivo.

“É importante criar um espaço onde os alunos possam desenvolver essas práticas através de metodologias ativas. Esses espaços servem para a gente estimular a criatividade e elevar a educação do nosso estado e do nosso país“, destacou o professor da eletiva, Samuel Justino.

Artes criadas em sala sustentável foram expostas na Erem Helena Pugó | Fotos: Divulgação

Conscientizando a sociedade

Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, distribuíram vasos autoirrigáveis com mudas de manjericão, confeccionados por eles mesmos, utilizando garrafas Pet’s que seriam descartadas no meio ambiente. As entregas aconteceram no sinal de pedestres, em frente à unidade escolar.

“A gente quer fazer com que as pessoas preservem o meio ambiente. Os vasos de plantas com garrafa pet têm o intuito de criar um produto social e acessível para que todos possam fazer nas suas casas”, comentou a estudante Maria Laporte, que participou ativamente da ação.

Vasos de plantinhas foram criados e distribuídos pelos alunos da ETE Dom Bosco | Fotos: Filipe Jordão

Educação ambiental com música

Em Olinda, a Erem Desembargador Renato Fonseca celebrou o Dia do Meio Ambiente com muita música. Quem esteve presente e fez uma apresentação especial foi a cantora pernambucana Cristina Amaral. A ação foi uma culminância da eletiva “A Lição é a Música”, onde estudantes aprendem e desenvolvem o canto. Entre os temas trabalhados na disciplina musical, está a consciência ambiental.

Teve muita música na Erem Desembargador Renato Fonseca | Foto: Divulgação