Espetáculos são realizados pelos estudantes

Neste período em que se celebra a Páscoa, diversas escolas da Rede Estadual têm a tradição de realizar espetáculos teatrais da Paixão de Cristo. Com a orientação e o incentivo de professores e professoras, os estudantes apresentam os principais eventos que antecederam a crucificação de Jesus, segundo a Bíblia cristã.

Situada no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, a Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Othon Bezerra de Melo, tem a tradição de encenar a Paixão de Cristo há 24 anos. Nesta terça-feira (26), cerca de 40 estudantes realizaram mais uma edição da encenação na quadra da unidade.

A apresentação sempre é aberta à comunidade. Este ano, o papel de Jesus foi protagonizado pelo estudante negro Wellis da Silva Santos, do 9º ano. Essa escolha tem a ver com o tema do ano letivo do Governo de Pernambuco, que é “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e a valorização da diversidade e da diferença”.

“É uma sensação maravilhosa. Fiquei muito feliz por ter sido escolhido”, relata Wellis. Para o professor Carlos Galdino, que está à frente da Paixão de Cristo da EREF Othon Bezerra de Melo há nove anos, essa é uma oportunidade de mostrar os talentos da escola para toda a comunidade.  “Temos a tradição de vivenciar todas as datas importantes do ano com apresentações teatrais e dança. E a Paixão de Cristo é ainda mais especial porque é a única da comunidade”, diz.

Imagens: Divulgação

Na Escola de Referência em Ensino Médio Clotilde de Oliveira, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital, centenas de pessoas lotaram o pátio para acompanhar o espetáculo. Orientados pelo professor Anderson Barbosa, os estudantes fizeram uma apresentação com muitas cenas, efeitos especiais, luzes, música e dança que emocionou quem estava presente. Esse é um projeto que envolve toda a comunidade escolar, incluindo estudantes egressos.

“Desde o mês de janeiro a gente já começa o planejamento do espetáculo. A gente trabalha com todas as vertentes da arte, então colocamos dança, encenação e música. O resultado final fica lindo e nos deixa muito orgulhosos do que desenvolvemos. Esse é o terceiro ano do projeto que engaja todo mundo, desde a gestão da escola e professores, até os nossos alunos e ex-alunos, além dos familiares e moradores da região”, disse Anderson.

Imagens: Divulgação

Já na EREF Embaixador Gilberto Amado, localizada no Hipódromo, também na Zona Norte do Recife, os estudantes participaram do Projeto Páscoa, que faz parte do calendário pedagógico desde 2021. Durante o evento, intitulado Paixão de Cristo Musical, os estudantes assistiram a uma palestra com o pastor Jorge Figueiredo e em seguida cada turma do 6º ao 9º ano realizou o musical sobre trechos da história bíblica de Cristo. Paulo Jorge, do 7º ano, interpretou Pôncio Pilatos e contou um pouco como foi a produção desse espetáculo.

“Nós mesmos fizemos a gravação de todas as vozes dos personagens. Desde a  multidão, os sacerdotes, Maria, Jesus e vários outros. Fizemos a gravação e a edição junto com os professores para o momento da apresentação. Foi muito bom ter a oportunidade de participar da Paixão de Cristo e, para mim, especialmente, foi uma honra ter interpretado um personagem tão significativo como Pôncio Pilatos. A gente conseguiu levar uma mensagem especial para todo mundo e o resultado não teria como ser melhor”, frisou Paulo.