Projetos de mediação de conflito e respeito ao próximo fazem parte do cotidiano escolar

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas é celebrado no domingo (07) para conscientizar a sociedade sobre a gravidade do assunto, além de incentivar ações preventivas. Nas escolas da rede pública de Pernambuco, porém, as práticas de boa convivência que previnem e suavizam situações de conflitos fazem parte do cotidiano escolar, consolidando, assim, as políticas públicas de cultura de paz.

Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom Sebastião Leme, situada no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, existe uma sala de mediação de conflitos onde voluntários desenvolvem trabalhos de prevenção e acolhem estudantes em situação de desavenças para que as diferenças sejam resolvidas de forma amigável e humana.

O espaço funciona há três anos. Gabriela França, estudante do 3º ano do ensino médio, fez um curso de mediação de conflitos por incentivo da própria escola e hoje é uma das voluntárias. “A mediação nos traz a conscientização de que podemos resolver no diálogo e prevenir a violência, fazendo com que nós mesmos possamos encontrar uma solução”, comenta.

Sala de mediação de conflitos na EREM Dom Sebastião Leme | Imagens: Divulgação

Perto dali, na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Monte Verde, que fica na comunidade da Cohab, prevenir situações de violência também é uma preocupação diária. Temáticas como empatia, dignidade humana e maneiras de lidar com as diferenças são trabalhadas nas atividades culturais e educacionais de todas as disciplinas. Também são promovidas dinâmicas e palestras motivacionais ministradas por educadores, parceiros e convidados.

“Nessas ações preventivas, a gente trabalha o respeito ao próximo, ao corpo do próximo e ao próprio corpo; à cultura e à religião. Temos parcerias com o Conselho Tutelar da região e com projetos sociais. Já realizamos atividades até com a Unicef. Uma verdadeira união com grandes resultados”, comenta a coordenadora do ensino médio da unidade de ensino, Shirley Mestre Ferreira.

EREFEM Monte Verde desenvolve atividades cotidianamente | Imagens: Divulgação

Cultura de paz

O compromisso do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em cultivar uma cultura de paz nas escolas atende a Lei Federal nº 14.811/24, que institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais.

A SEE entende que há um grande potencial nas escolas no que se refere à promoção de valores de tolerância, respeito e solidariedade. Diante de tudo isso, a pasta tem desenvolvido cada vez mais ações para a modificação de atitudes relacionadas ao bullying e demais violências.

Uma das estratégias para o combate da violência é o desenvolvimento de formação continuada aos professores. “Nos preocupamos em desenvolver projetos de formação de professores e em breve teremos um edital específico para tratar das questões de fortalecimento da saúde mental dos estudantes. É significativo para a gente que os professores tenham ferramentas pedagógicas para tratar dessa discussão e, a partir disso, poder tratar esses conflitos de forma pedagógica”, destaca a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tarcia Silva.