A aluna segue para a etapa final da competição que acontecerá em maio 

O Sertão de Pernambuco terá uma representante na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Química (OBB).  Maria Dulce Pereira da Silva, estudante do 2⁰ ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Aureliano Gonçalves dos Santos, localizada na cidade de Carnaubeira da Penha, conseguiu ser aprovada nas duas fases da competição, realizada pelo Instituto Butantan. A estudante segue classificada para a final com a 14ª maior nota do Estado, sendo a única representando o Sertão. 

A OBB é um projeto voltado para estudantes do Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas de biologia. A competição consiste em uma prova com três fases, contendo questões sobre assuntos de biologia de todo o ensino médio. 

Desde de pequena, Maria Dulce sempre teve curiosidade e conexão com a natureza, facilitando sua familiarização com a disciplina de biologia, assim manifestando a vontade de participar de competições temáticas. A estudante viu a oportunidade surgir após a divulgação da OBB feita pelo seu professor de biologia, o que a motivou a buscar informações e dar início aos estudos para a competição. 

Para o seu futuro, Maria Dulce deseja pôr em prática suas habilidades em diversas áreas, sem deixar seu amor pela biologia. “Desejo a área da saúde e a profissão de médica. Meus sonhos se baseiam em conquistas, contribuições para a sociedade e meio ambiente. Também tenho talento artístico, o que me propõe outras oportunidades”, revela a estudante. 

Segundo o professor de biologia Anderson Reges, ao todo 70 alunos da escola participaram das primeiras etapas da OBB. A preparação de Maria Dulce e dos demais alunos envolveu muitas leituras, exercícios práticos, discussões em grupos e sessões de estudos intensivos, além de aulões online, promovidos pelo professor, fora do horário de aulas.  

“A participação da Maria Dulce com esses resultados na Olimpíada de Biologia é extremamente importante e nos enche de orgulho. Não só lhe dá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Biologia, mas também lhe permite desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Além disso, a competição também pode abrir portas para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais”, comenta  Anderson. 

Maria Dulce se prepara para a etapa final da OBB, que será no dia 3 de maio, pleiteando uma medalha e ser classificada para a Etapa Internacional, que acontecerá no Cazaquistão, entre os dias  07 a 14 de julho de 2024.