Cláudio Vinícius poderá escolher entre universidades na Inglaterra ou na Holanda
O estudante egresso Cláudio Vinícius, de 18 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano Aurora, no Recife, foi selecionado para cursar medicina em uma universidade da Europa. A seleção ocorreu por meio do programa da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA), que é a maior organização de estudantes brasileiros no exterior com a missão de apoiar e promover os estudos brasileiros em todas as áreas do conhecimento ao redor do mundo. A viagem está prevista para o segundo semestre de 2025.
A jornada de estudos de Cláudio Vinícius foi extremamente desafiadora, mas foi também transformadora. O jovem entrou na escola em 2021, bastante tímido e retraído em questões sociais. Porém, ao decorrer do tempo, percebeu as oportunidades de descobrir muitas habilidades a serem desenvolvidas, como monitoria, liderança e protagonismo. “Durante esse tempo que passei na escola, fui muito bem orientado em aulas como Projeto de Vida, Projetos Sociais e Núcleo de Estudo de Gênero Márcia Dangremon para me moldar como pessoa. Com o passar do tempo, fui me desenvolvendo cada vez mais em vários tópicos sociais e acadêmicos, como na monitoria do Museu Histórico Louis Jacques Brunet e na Biblioteca Professor Olívio Montenegro”, recordou.
Estudar fora do país sempre foi um desejo de Cláudio, que decidiu cursar medicina com intuito de ajudar as pessoas. “Eu sempre tive muita vontade em ajudar as pessoas e tenho certeza que, com a medicina, vou poder ampliar essa gama de possibilidades, de auxílio, além de poder ajudar as pessoas de uma forma diferente da que eu faço hoje. Estou extremamente animado e também nervoso, pois é algo totalmente diferente do que eu convivo”, salientou.
Enfrentar os desafios linguístico e cultural de outro país deixa o jovem com um leve frio na barriga, mas ele disse que já está se planejando para encarar esses desafios durante seus estudos no exterior. “Confesso que estou receoso com essa questão. Porém, como já tive experiência nos Estados Unidos com o programa Jovens Embaixadores, tenho noção de que tenho facilidade para me adaptar em locais como esse”, detalhou.
Atualmente, Cláudio é jovem embaixador do Departamento de Estado dos Estados Unidos e participa de reuniões com a embaixada e também de mentoria para discutir assuntos sobre relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos. Além disso, ele participa de projetos de desenvolvimento profissional e pessoal dos Jovens Embaixadores, pois, desde sua aceitação no programa, todos eles se tornam representantes do governo americano em seus estados.
A universidade ainda não está definida, mas ele pode escolher entre as de Oxford e Cambridge, na Inglaterra, ou a Universidade de Amsterdã, na Holanda. Após a conclusão do curso de medicina, o jovem pretende retornar ao Brasil, mas também não deve parar de desbravar o mundo em busca de novas oportunidades internacionais.
“Estudar medicina na Europa me deixou extremamente feliz e realizado, pois não é só um sonho meu, mas de toda a minha família. Essa aprovação não é uma conquista só minha. É de todos os estudantes de escola pública do estado de Pernambuco”, finalizou.