A prática faz parte do projeto “Nós Propomos!”, no qual os alunos fornecem ideias para ajudar nos problemas das comunidades

Foto: reprodução/Assessoria da Câmara de Vereadores do Recife

Trinta estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Barros Carvalho, situada no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, participaram, na última quinta-feira (24), de uma atividade realizada na Câmara de Vereadores da Cidade do Recife. A ação aconteceu através do projeto “Nós Propomos!”, no qual os alunos formulam ideias na tentativa de ajudar na solução de problemas no entorno da escola.

O pontapé inicial da atividade foi na última quarta-feira (23), com uma visita dos estudantes, que são das turmas do 8° e 9° ano, ao Mercado Público do Cordeiro, em Recife. Lá, os alunos observaram as condições do local e conversaram com alguns comerciantes, a fim de entenderem as problemáticas e, a partir daí, formularem as ideias que levariam à Câmara de Vereadores.

Chegando ao órgão legislativo, eles já estavam com as propostas de melhorias  formuladas. Entre elas estão ideias para o descarte correto do lixo, utilização precisa da água, além de dicas de sustentabilidade aos feirantes. As sugestões foram apresentadas diretamente ao vereador que atua no bairro do Cordeiro, Aderaldo Pinto. Os estudantes também puderam conhecer todo o prédio e entender o funcionamento das comissões parlamentares da Câmara.

Fotos: reprodução/Assessoria da Câmara de Vereadores do Recife

João Gabriel, do 8° ano, comentou sobre a experiência: “Foi muito interessante conhecer a Câmara. É muito legal aprender e trazer reivindicações para a melhoria dos arredores da escola”, disse. Ana Júlia, do 9° ano, também gostou da visita. “Foi único. Aprendi que os vereadores têm um papel muito importante, por estarem próximos da comunidade”, contou.

O projeto “Nós propromos!”, iniciado em 2022, é realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP).  “O principal objetivo do projeto é ajudar na formação para a cidadania dos estudantes. Através dele, as habilidades e competências podem ser desenvolvidas”, explicou o professor de geografia da EREFEM Barros Carvalho e um dos coordenadores da iniciativa, Vicente Natanael.

Além da EREFEM Barros Carvalho, outras quatro escolas da rede estadual e duas da rede municipal do Recife participam do projeto.