O “Confabulando” reúne oito histórias escritas por alunos das turmas do 6° ano

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Barros Carvalho, situada no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, produziram o livro “Confabulando”, que se trata de uma coletânea de fábulas autorais. A ação foi idealizada pela professora de língua portuguesa, Hayla Oliveira, com o objetivo de fazer os alunos, que são de turmas do 6° ano, se enxergarem como produtores de conhecimento e se reconhecerem como autores. 

O livro é fruto de um trabalho longo, que foi iniciado no mês de fevereiro, começo do ano letivo. Na ocasião, os estudantes, que têm entre 11 e 12 anos, estavam conhecendo o gênero textual fábula. O projeto teve várias etapas realizadas ao decorrer do calendário escolar, sendo elas a leitura, a produção de textos, correção e reescrita. Após o passo a passo, surgiu o compilado de fábulas produzidas pelos alunos autores. 

A professora Hayla Oliveira, idealizadora do projeto, explicou o que foi proposto através da produção. “Os estudantes foram incentivados a criarem textos com uma função social, que trouxessem reflexões sobre ações do cotidiano. Criamos o livro para que outras pessoas possam ter acesso a essas fábulas, que foram muito bem escritas pelos alunos. Eles têm muito potencial”, detalhou a educadora. 

Ao todo, a obra conta com oito textos curtos, narrativos e com animais sendo os personagens principais, características clássicas das fábulas. A produção conta com as ilustrações, design e edição do professor de geografia da unidade de ensino, Daniel Mendonça. O apoio da gestão escolar foi fundamental para o sucesso da ação.

No mês de setembro, houve a culminância do projeto. Foi realizada uma manhã de autógrafos na biblioteca da escola, que contou com a participação dos familiares dos autores. Os alunos receberam cópias impressas do livro e fizeram a leitura dos textos.

Pamela Micaelly, 11 anos, é a estudante autora da fábula “A lagarta e a borboleta”, que está presente no livro “Confabulando”. Para ela, a experiência foi muito interessante e inesquecível. “Aprendi muito escrevendo a minha própria fábula e com as lições de moral de todas as outras. Esse momento vai ficar marcado na minha vida”, contou a aluna.

Outra fábula que compõe a coletânea é “O coelho que não pulava”, escrita pelo estudante Miguel Gonçalves, 11 anos. Ele ficou orgulhoso com o resultado do projeto. “Fiquei muito feliz por ter feito uma história com as minhas próprias ideias, não foi algo que peguei na internet”, explicou o autor. 

Confira a lista com todas as fábulas que compõem o livro e o(a) autor(a) de cada uma delas:

O melhor da floresta (Davi Almeida)

A lagarta e a borboleta (Pamella Micaelly)

O lobo e a galinha (Mikaella Maria) 

O macaco e o leão (Yure Máximo)

O coelho que não pulava (Miguel Gonçalves)

O galo e a pata (Ana Lorena)

A galinha e o lobo (Ana Esther)

A borboleta e a lagarta (Letícia Rodrigues)

O livro “Confabulando” está disponível neste link