O trabalho foi produzido com materiais recicláveis e traz possíveis soluções urbanas e sociais para o local

Com o objetivo de propor melhorias para questões urbanas e sociais presentes nos conjuntos habitacionais que formam o Curado (I, II, III, IV e V), os estudantes das turmas do 2° ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edmur Arlindo de Oliveira, situada no bairro do Curado, no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), realizaram o projeto “Curado Sustentável”. Através da produção de uma maquete, eles representaram um modelo reformulado do distrito. 

Durante o processo de criação da maquete, que durou aproximadamente quatro meses, os estudantes analisaram as problemáticas existentes no Curado e, com a ajuda dos professores, apontaram possíveis soluções para o desenvolvimento do bairro. O trabalho é rico em detalhes, construído com materiais recicláveis e representa uma transformação na comunidade inteira. 

“A maquete ajuda a visualizar de forma concreta as ideias e propostas para um bairro melhor. Os detalhes proporcionam uma compreensão mais clara e evidenciam a necessidade de mudanças”, explicou a aluna Letícia Marcela.

Fotos: Josimar Oliveira/SEE

Tratamento do esgoto, reaproveitamento das águas da chuva e fornecimento de energia estão entre os pontos citados pelos estudantes. Rodrigo Teixeira e Ricardo de Oliveira comentam que as transformações para esses fatores já estão incluídas no trabalho.

 “Colocamos na maquete estações de tratamento de esgoto e de água. São questões fundamentais para a qualidade de vida”, expôs Rodrigo. “Utilizar fio terra seria uma possível solução para as fiações. Além disso, a implementação de pontos de energia solar é outra medida eficaz e sustentável”, completou Ricardo.

Para aproveitar um espaço ocioso entre o Curado V e a Rua 14, situada no Curado IV, foi proposta a criação do Curado VI, um sonho dos estudantes transformado em ponto de partida para as mudanças. “O novo Curado seria um projeto de desenvolvimento sustentável. Com um centro cultural, centro de matemática, centro esportivo, pista de corrida, cozinha comunitária, uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), centro de vacinação e acolhimento para idosos e crianças”, explicou o aluno Filipe Leandro.

A ação interdisciplinar foi coordenada pelo professor de química Roberto Atroch, através da disciplina eletiva “Química e Meio-Ambiente”. Para ele, é essencial que os projetos escolares despertem o protagonismo nos estudantes. “É muito satisfatório ver os jovens desenvolvendo habilidades de liderança, criatividade e trabalho em equipe através desse projeto. Além disso, alimentar os sonhos e estabelecer objetivos na vida de cada um é fundamental para o crescimento pessoal e profissional”, pontuou o educador.