Conceitos trabalhados em sala de aula podem ser usados no dia a dia

Um cidadão que tem uma relação saudável com o dinheiro está mais suscetível a alcançar seus objetivos. Quanto mais cedo o indivíduo compreender os mecanismos e estruturas da sociedade, como a percepção do consumo, melhor vai ser a sua vida financeira. Foi com esse pensamento que a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio Pernambucano Aurora incluiu, no início deste ano letivo, duas disciplinas eletivas na sua grade curricular: Educação Financeira e Cidadania Financeira.

As aulas começaram a ser ministradas em fevereiro deste ano para 45 estudantes por eletiva. Os encontros acontecem uma vez por semana, com duas aulas, totalizando 40h semestrais. Os conceitos trabalhados em sala de aula têm como base situações reais de descontrole financeiro. As aulas são expositivas e analisam situações e problemas através de debates em grupos ou individuais e contam com auxílio de lousa, TV, data show, materiais impressos, aplicativos e redes sociais. Temas como proteção ao consumidor, sistema financeiro, inclusão financeira, produção, juros, inflação e risco, conservação e elementos de segurança das cédulas do real norteiam como os estudantes devem lidar em cada situação.

O professor de Cidadania Financeira, Jonatas Costa, enxerga de forma positiva o impacto da eletiva na vida pessoal e profissional dos estudantes. “É muito gratificante escutar os alunos falando que vão aplicar o que eles aprendem em sala. A curiosidade deles e a forma como participam nos faz entender que estamos no caminho certo e fazendo a diferença na vida deles”, pontuou.

Para prender a atenção dos estudantes, a professora de Educação Financeira, Priscila Paz, procura relacionar o conteúdo com a vida real, discutindo e escutando seus relatos a fim de reorganizar seus pensamentos sobre o assunto. “Sempre falo um pouco da minha trajetória financeira na minha época de estudante, procuro escutá-los e entender seus contextos e elaborar atividades diversificadas. A educação financeira é crucial para formar cidadãos que não apenas gerenciem suas finanças pessoais de maneira eficiente, mas que também participem ativamente da economia e contribuam para uma sociedade mais justa e sustentável”, enfatizou.

A estudante Thays Vitória, de 16 anos, elogiou a iniciativa da escola. “Eu consegui aprender sobre os conceitos e propósitos, como orçamento, uma boa organização administrativa, uso devido do dinheiro e como funciona uma poupança, bem como ter e saber fazer um bom investimento. Eu gosto dessa disciplina porque eu aprendo, é benéfico, permite adquirir habilidades para gerenciar os gastos, o que nos leva a promover a segurança financeira, tanto pessoal quanto familiar”, salientou.

Para o estudante Ben Simpson Falcão, de 15 anos, essas disciplinas são fundamentais para os projetos de vida de toda a escola. “Essas eletivas são importantes, pois nós tratamos sobre o mercado de investimentos e como lidar com o dinheiro. Além disso, a gente aprende a diferença entre os juros e a saber como eles são aplicados sobre nós e como é importante dividir a renda e ter responsabilidades em nosso cotidiano”, frisou.