Jovens colecionam aprovações em diversas universidades públicas do país

Dois estudantes da Rede Estadual seguem colhendo os frutos da jornada de dedicação aos estudos. João Pedro Ferreira Santos e Vinicius Gabriel da Silva foram recebidos pela governadora Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas, nesta terça-feira (20), para celebrar suas aprovações na Universidade de São Paulo (USP), um dos centros universitários mais conceituados do Brasil. 

Os jovens foram aprovados em diversas universidades públicas do país através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além de ter alcançado o 5º lugar no curso de direito da USP, João Pedro, estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) José Nivaldo Pereira Ramos, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, também conquistou uma vaga nos cursos de ciência da computação, medicina, física e engenharia da computação. Já Vinicius, aluno da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom Acácio Rodrigues Alves, localizada em Palmares, na Mata Sul, foi aprovado em 13° lugar no curso de sistema de informação da universidade paulista, mas vai cursar ciência da computação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

“Vocês são uma grande fonte de inspiração. Queremos que os estudantes da nossa Rede Estadual acreditem em si como vocês acreditaram no potencial que vocês tem”, disse Raquel Lyra aos estudantes. “Ver concretizado os sonhos desses meninos é ver que o nosso trabalho está indo para o rumo certo. Para os estudantes da escola pública, que são cerca de 500 mil em Pernambuco, tudo o que queremos ouvir é que eles tiveram o direito de sonhar. Um adolescente e um sonho têm capacidade de mudar o mundo e precisamos abrir as portas para que eles possam fazê-lo”, completou a governadora, reforçando que o Governo de Pernambuco está trabalhando para melhorar cada vez mais o ensino público, que já é referência no Brasil. 

Presente no encontro, a secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas,  também destacou que as conquistas dos estudantes são a consagração de todo o investimento da gestão estadual na educação. “O suporte com os kits escolares, o fardamento, uma alimentação saudável, a estrutura das redes de ensino, toda a dinâmica de arte, cultura e esporte que os estudantes têm, isso tudo favorece o brilhantismo dos nossos alunos”, pontuou a titular da pasta, que também apontou o acolhimento realizado nas escolas. “Esse cuidado vai desde o apoio pedagógico, com toda a competência dos nossos professores, gestores, e com as famílias junto com a gente”. 

Para João Pedro, de 18 anos, a escola teve papel fundamental durante todo o seu processo de preparação. “Tive muito incentivo dos professores. Os espaços da escola, como a biblioteca e os laboratórios, me ajudaram muito, principalmente com o computador, já que eu não tinha. Sempre tive uma relação próxima com as ciências humanas e a escolha por direito é para poder levar a voz das pessoas que eu represento, como por exemplo os meus conterrâneos de Santa Cruz do Capibaribe”, comemorou o aluno.

Vinicius Gabriel, de 17 anos, também destacou a importância da sua vivência na escola para a conquista alcançada. “Eu gostava muito de estudar por questões. Usei um caderno gigante com as questões dos últimos dez anos do Enem e fiz tudo. Os professores me auxiliaram bastante nesse estudo, sempre foram muito solícitos. A escola teve um papel fundamental nessa aprovação. Quando eu passei, foi muito especial ver que todo o meu esforço foi recompensado e que não tinha sido em vão”, salientou.

Também estiveram presentes no encontro os gerentes da Gerência Regional de Educação do Agreste Centro Norte, Ana Lúcia; e da Mata Sul, Danilo Santos; a gestora da ETE José Nivaldo Pereira Ramos, Maria Silvania Bezerra Gomes; além dos familiares dos estudantes.

Fotos: Josimar Oliveira/SEE