Evento aconteceu na UFPE e reuniu mais de 600 estudantes de escolas públicas de privadas

Estudantes da Rede Estadual participaram, na sexta-feira (1º), da cerimônia de premiação das Olimpíadas de Química 2023. Ao todo, foram entregues 890 medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. O evento aconteceu na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, e reuniu mais de 600 estudantes de escolas públicas e privadas.

Participaram dessas olimpíadas estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O objetivo das olimpíadas é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais e aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino fundamental e médio. Além disso, as olimpíadas buscam identificar alunos talentosos e incentivar o ingresso deles nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos, bem como proporcionar desafios que visam o aprimoramento de suas formações.

Receberam medalhas os estudantes que participaram da Olimpíada Nacional de Ciência (ONC); da Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ); da Olimpíada Internacional de Química; da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ); da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr); da Olimpíada Norte-Nordeste de Química; e da Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas). Só na OPEQ, a Rede Estadual conquistou 56 medalhas, sendo seis de ouro, 24 de prata e 26 de bronze, além de oito menções honrosas.

Na ocasião, o estudante João Victor Sales, de 17 anos, da Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, recebeu medalha de bronze por ter participado da Olimpíada Internacional de Química Abu Reikhan Beruniy, realizada no Uzbequistão, na Ásia. Apenas três estudantes foram classificados para representar o Brasil nessa competição, sendo João o único aluno de Pernambuco oriundo de escola pública. “Acredito que a olimpíada significa unir pessoas que estão interessadas, motivadas e inspiradas para dar o seu melhor e enfrentar desafios, quebrar barreiras e sempre seguir em frente”, pontuou.

Segundo o secretário executivo de Articulação Municipal, Natanael José, essa premiação foi um momento emblemático e um divisor de águas na vida dos alunos. “É muito importante essa integração entre as redes estadual, municipal e privada, além de ser salutar para a nossa educação promover essa integração e trazer esse momento, que é fruto de um trabalho feito por muitas mãos. Tem muita gente que acredita, continuará acreditando e continuará se movendo para que os sonhos se tornem realidade, porque o impossível é um lugar apenas que a gente ainda não chegou”, salientou.

De acordo com a coordenadora das Olimpíadas de Química em Pernambuco, Maria José Filgueiras, as olimpíadas de conhecimento têm um papel importante na vida dos estudantes, pois através delas, muitos descobrem a área que desejam seguir. “As Olimpíadas de Química e Ciências têm despertado o interesse para ingressar nas universidades em cursos nas áreas da ciência, tecnologia e engenharia, consideradas áreas escassas de  profissionais. Além disso, as olimpíadas são instrumentos eficazes para modificar vidas e o futuro do País, combatendo problemas causados por fatores como a desigualdade social e a falta de infraestrutura”, destacou.

Confira aqui os premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

Confira aqui os premiados na Olimpíada Pernambucana de Química