Diversos egressos das escolas públicas estaduais vão ingressar no ensino superior

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, nesta terça-feira (23), o listão dos aprovados na terceira fase do Sistema Seriado de Aplicação (SSA). Entre os classificados, muitos são estudantes provenientes da Rede Estadual de Ensino. Do Cais ao Sertão, esses feras terão a oportunidade de cursar o ensino superior em uma instituição pública. Ao todo, foram aprovados 1,8 mil candidatos para 58 cursos de graduação.

“É com imenso orgulho que parabenizo cada um dos estudantes da rede estadual de Pernambuco que, com dedicação e esforço, alcançaram um grande marco em suas vidas: a aprovação nos vestibulares de universidades públicas. Este é um momento de celebração não apenas para eles, mas para as famílias, professores e para todos que fazem a educação do Estado. Parabéns a todos vocês, futuros líderes e profissionais que certamente farão a diferença no mundo”, comemorou o gestor da Gerência Regional de Educação Recife Norte, Iury Souza e Silva.

Kalyne Maria é aluna egressa da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano – Aurora, localizada em Recife, e foi aprovada no curso de Engenharia Civil. Sempre presente em grupos de estudos para obter êxito em seus objetivos, Kalyne recebeu com muita felicidade a aprovação na UPE e destacou a importância da escola e dos professores nessa conquista.

“O GP foi crucial nesse momento, pois através dele conheci professores incríveis que me cativaram.  Eles ensinam super bem, ajudam muito a gente e focam demais em vestibular no 3° ano. Além disso, eles me ensinaram muito mais que matérias curriculares, eles me ensinaram sobre a vida. Educadores excelentes, ensino maravilhoso, que me fizeram alcançar esses objetivos que pareciam tão distantes”, destacou Kalyne.

Aprovado para cursar licenciatura em matemática, o estudante Jobison José, da EREM Jornalista Jader de Andrade, em Timbaúba, se tornou o primeiro integrante da família a ingressar em uma universidade. Ao longo do ensino médio, ele colecionou medalhas em olimpíadas de conhecimento e cultivou apreço pelo curso e pela educação.

“Ser a primeira pessoa da minha família a ingressar em uma universidade é um sentimento de realização. Mesmo com toda a situação da minha família, ter conquistado meu com esforço e com determinação é motivo de muita felicidade. A escola me ajudou a crescer como estudante e como pessoa, o que foi determinante para que eu escolhesse o curso de licenciatura em matematica”, disse Jobison.