Eles vão apresentar projetos de games e aplicativo no evento que visa aproximar os jovens do mercado de trabalho

Três estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias – NAVE (Núcleo Avançado em Educação) Recife, localizada no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade, vão apresentar, nesta quarta-feira (04), projetos de dois jogos e um aplicativo no evento Decola, realizado no Rio de Janeiro, com sede na Biblioteca Parque Estadual – Centro do Rio. A conferência, que é gratuita, foi criada para conectar estudantes e recém-formados no ensino médio ao mercado dos games, animação e audiovisual.

Allana Gadêlha, Emyle Celeste e Lauan Gonçalves, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do NAVE – Recife (programa do Oi Futuro em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco), são os pernambucanos que decolaram para representar, em solo carioca, as equipes que criaram os projetos.

Fotos: Reprodução

Eles vão expor os trabalhos para o público e participar de uma arena de pitching, onde serão avaliados por profissionais da indústria criativa. Além disso, a programação do Decola também conta com oficinas práticas, palestras e rodas de conversa relacionadas às temáticas.

Allana vai apresentar o aplicativo “Clepher”, que ajuda familiares de pessoas idosas a acompanharem a saúde dos parentes de forma mais eficaz. Isso é possibilitado através de um software acessível. Ela é finalista da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA).

Emyle mostra o jogo 3d “Living Land”. Nele, um boto cor de rosa recebe a missão de salvar a sua espécie da extinção e, assim, mudar o mundo. O objetivo do game é priorizar dois objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): proteger a vida na água e defender a vida terrestre.

Já Lauan exibe o jogo “Encurralada”, no qual a protagonista sofre um trauma, acorda sem memória e precisa fugir de um local desconhecido. Os jogadores têm a missão de ajudar a personagem a fugir de um ambiente de relacionamento abusivo, já que é descoberto que ela foi sequestrada pelo próprio marido.

Todos os trabalhos foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os estudantes do programa NAVE são desafiados a desenvolver soluções com o objetivo de enfrentar os principais desafios presentes no Brasil e no mundo.