estudantes, arcoverde, ete, foguetes, olimpiada

Competição foi realizada no Rio de Janeiro e reuniu competidores de todo o país

Estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, situada em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, ganharam medalha de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), olimpíada organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira. A competição aconteceu na terça (12) e quarta-feira (13) na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A equipe formada pelos estudantes João Otávio da Silva Bernardino e José Vínicios Alves Gutierrez, sob orientação dos professores Felipe Antônio da Silva e Adelmo Assis, construiu um foguete com garrafa pet que alcançou 263 metros de altura, ultrapassando o limite mínimo estabelecido pelo regulamento da categoria nível 4, o mais alto da competição e que conta ainda com a presença de universitários. Assim, além de ganhar a medalha de ouro, a equipe ficou no quinto lugar geral.

Ao todo, 20 equipes de todo o Brasil participaram dessa categoria. “Para os foguetes serem lançados, é necessário que se tenha uma base com uma inclinação de 45 graus, aproximadamente. Como propelente (combustível), foram usados bicarbonato de sódio e vinagre. A mistura cria uma reação química e libera gás carbônico, que cria uma pressão dentro do foguete e o dispara”, explicou o professor Adelmo Assis.

Fotos: Divulgação

Para o aluno José Vinicius, o sentimento é de gratidão. “Alcançamos alturas que nem nós poderíamos imaginar. Foi muita dedicação, um trabalho árduo e resiliente. E dedicamos essa vitória aos nossos professores”, disse. Já o estudante João Otávio destacou a honra de representar Pernambuco. “Foi muito gratificante. Momentos marcantes, emocionantes. Agradeço de verdade por todo apoio àqueles que contribuíram”, declarou.

A ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa é gerenciada pela Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó Ipanema, que deu todo o suporte  para que a equipe participasse da competição. “Sem esse incentivo, nós não conseguiríamos levantar a bandeira de Pernambuco no mais alto dessa olimpíada. Estamos muito gratos e muito felizes pelo avanço da ciência em Pernambuco”, relatou o professor Felipe Antônio.

Homenagem

Durante o voo de volta a Pernambuco, a equipe da ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa foi mencionada pelo piloto do avião. A homenagem rendeu aplausos dos demais passageiros. O momento foi registrado em vídeo