Os primeiros atendimentos foram realizados no município de Caruaru, no Agreste do Estado

Neste mês de outubro foram iniciados os atendimentos de estudantes quilombolas pelo Projeto Boa Visão. Na primeira consulta, estudantes e professores da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José Lins Figueiredo, situada em Caruaru, no Agreste, foram atendidos e 16 óculos de grau foram prescritos. Esses foram os primeiros atendimentos voltados exclusivamente para escolas quilombolas no Estado. Ainda em 2023, são esperados 70 atendimentos em novembro e em dezembro.

“É muito importante possibilitar o atendimento dos estudantes no que se refere à visão, tendo em vista que os estudantes que estão com dificuldade de enxergar terão dificuldades de aprender. Logo, o Projeto Boa Visão contribui para superar essa dificuldade, com atendimento aos estudantes, principalmente os da Educação de Jovens e Adultos das comunidades quilombolas com consultas oftalmológicas e a posterior distribuição de óculos para quem mais necessita”, frisou o gerente de Educação Escolar Quilombola, Romero Almeida.

O Projeto Boa Visão foi estabelecido por meio da Lei 14.511, em 07 de dezembro de 2011. Essa iniciativa conjunta envolve as Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e Esportes, além do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE), e visa promover assistência oftalmológica e fornecer óculos para estudantes e profissionais da educação em todo o Estado.

O projeto possui um objetivo geral: contribuir para a promoção da saúde ocular, o desempenho acadêmico e o bem-estar dos alunos que frequentam o ensino médio e fundamental, bem como dos professores e funcionários que atuam nas escolas da Rede Estadual. Ele se concentra na melhoria da acuidade visual, no diagnóstico, controle e acompanhamento de problemas oftalmológicos, além de fornecer óculos corretivos quando necessário.

“O Boa Visão faz parte de uma grande parceria entre as secretarias estaduais de Saúde e Educação e Esportes em conjunto com a LAFEPE. A gente busca melhorar a saúde ocular, rendimento e bem-estar de estudantes e professores, garantindo atendimento especializado e óculos para os casos necessários. É um projeto muito importante e que conseguimos beneficiar uma média de 700 pessoas da comunidade escolar por mês em todo o Estado”, disse Fernanda Farias, gerente de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).

Fernando Lira, de 33 anos, foi um dos primeiros estudantes quilombolas atendidos. Ele está cursando os Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Quilombola e aprovou o projeto. “Agradeço muito a todas as equipes envolvidas, pois estão de parabéns. Hoje foi uma coisa maravilhosa, espetacular, não tenho palavras pra agradecer. O Boa Visão é muito valioso para toda a comunidade escolar. No meu caso, suspeitava de um problema na visão, o que foi confirmado, e já pude sair com o óculos de grau prescrito. Agradeço muito por trazerem essas coisas boas para a comunidade da gente”, disse.

O Projeto Boa Visão está em atividade em 14 Gerências Regionais de Educação (GRE): Recife Sul, Recife Norte, Metro Sul, Metro Norte, Mata Sul, Mata Centro, Mata Norte, Vale do Capibaribe, Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Moxotó Ipanema, Sertão Alto Pajeú, Sertão do Submédio São Francisco e Sertão do Médio São Francisco. A expectativa é que sejam realizados mais de 6 mil atendimentos anualmente.