Projeto detalha como essas plantas podem ser consumidas no tratamento de doenças
Estudantes concluintes do ensino fundamental da Escola Estadual Joaquim Guedes Correia Gondim Neto, localizada em Ibimirim, no Sertão de Pernambuco, desenvolveram um ebook, por meio do uso de inteligência artificial, que detalha os potenciais medicinais das plantas encontradas na região e que são fortemente presentes na economia local.
O projeto foi desenvolvido por vinte estudantes, sob supervisão e incentivo de professores e da gestão da própria escola, como trabalho de conclusão do ensino fundamental. Durante um período de três meses, os alunos se aprofundaram em pesquisas e entrevistaram feirantes e raizeiros no que se refere às riquezas das plantas da caatinga, passando a conhecer melhor as propriedades que auxiliam na cura e tratamento de doenças.
“No trabalho, nós tivemos o tradicional, que é a ‘farmácia viva’; e o moderno, que é a inteligência artificial. Os meninos ditavam os textos sobre o que aprenderam e o computador reconhecia a voz e digitava, criando assim o ebook”, explica o professor e coordenador do trabalho, Dailton Fábio de Almeida.
Além de explicar para que serve cada uma das plantas estudadas (alecrim, aroeira, arruda, alho, babosa, capim santo, corama, erva cidreira, hortelã, imburana, juazeiro, mandacaru, mastruz, pega pinto, quebra-pedra e quixabá), do ponto de vista fitoterápico, os estudantes também detalham como elas podem ser consumidas por meio de chá e lambedor, por exemplo.
Para a estudante Maria Yasmin Bezerra, essa foi uma experiência única e desafiadora. “Esse trabalho me proporcionou conhecimentos incríveis sobre as plantas medicinais, uma prática que sei que vou usar para ajudar a mim mesmo e a outras pessoas. Foi um momento em que ouvimos e vimos como as plantas medicinais realmente nos ajudam diariamente”, relata.
Já o aluno José Deymison Barbosa destaca a experiência como uma das mais enriquecedoras de sua vida. “Ao longo do trabalho, pude perceber o quanto era importante e desafiador. Cada tarefa exigia o máximo de empenho e dedicação, mas isso aumentava a minha motivação para entregar um resultado excepcional”, conta.
O ebook será oficialmente apresentado no dia 6 de dezembro, durante um seminário promovido pela Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó Ipanema, em Arcoverde, onde várias escolas da região irão apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Ensino Fundamental (TCF).