Projeto desenvolvido na EREM Engenheiro Lauro Diniz recebeu medalha de bronze
Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Engenheiro Lauro Diniz, localizada em Ipsep, na Zona Sul do Recife, alcançaram o terceiro lugar na categoria “Melhor Aplicativo em Escolas Públicas”, da Olimpíada Brasileira de Tecnologia, organizada pelo Instituto Alpha Lumen. O evento de premiação aconteceu em São José dos Campos, São Paulo, na sexta-feira (21). O aplicativo, chamado “Mentorize”, auxilia os estudantes no planejamento dos estudos através de inteligência artificial.
Desenvolveram o aplicativo Mentorize a aluna Maria Clara Garcia (2º ano) e os alunos Arthur Gabriel da Silva (2º ano) e Geraldo Menezes (3º ano), sob orientação do professor de matemática José Ricardo Ferreira Alves.
O aplicativo elabora planos de estudos personalizados de todas as disciplinas, disponibilizando links que direcionam a materiais de estudos com assistente virtual. Assim, o projeto passa a ser um complemento de carga horária da formação básica, que deve ser reduzida com o Novo Ensino Médio.
“Para a gente, essa premiação foi motivo de muito orgulho. Essa é uma experiência que os alunos vão levar para a vida. A nossa ideia é dar continuidade a esse projeto”, contou, com orgulho, o professor José Ricardo.
Uma das responsáveis pelo projeto, a aluna Maria Clara diz que o aplicativo deve aumentar o rendimento dos estudantes que visam estudar para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). “É gratificante saber que nós, estudantes, estamos inseridos na luta pela nossa própria educação. Idealizar soluções para problemas na sociedade é algo que muda nossas vidas”, relatou.
Para o aluno Geraldo Menezes, participar da Olimpíada Brasileira de Tecnologia lhe trouxe experiências incríveis. “Toda a experiência foi muito boa. As socializações e poder representar Pernambuco foi motivo de orgulho”, disse.
Já para o aluno Arthur Gabriel, o sentimento é de muita gratidão. “Foi uma experiência muito gratificante, uma das melhores semanas da minha vida. Lá, pude assistir palestras e interagir com outros jovens”, colocou.
Na prototipagem, em maio, primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Tecnologia, que consiste na apresentação do protótipo, o projeto de códigos de programação recebeu um prêmio destaque e ficou em primeiro entre os demais. Isso credenciou o “Mentorize” para disputar uma das medalhas em São Paulo. Na época, os estudantes receberam os parabéns pessoalmente da secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.