Biblioteca da unidade tem a tradição de promover atividades
O Dia Nacional da Biblioteca, celebrado nesta terça-feira (09), foi comemorado pela Escola Técnica Estadual Dom Bosco, localizada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, com roda de conversa entre os estudantes e a escritora Mônica Beltrão. O encontro aconteceu na biblioteca da unidade.
A escritora apresentou um dos seus livros, intitulado “Das mulheres valentes, desordeiras e capoeiras”, lançado em 2021 e que conta histórias de mulheres que assinaram seu nome na história da capoeira. Durante o bate-papo, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o processo criativo do livro.
“Um evento como o de hoje brinda o encontro entre os estudantes. A gente pôde trazer o diálogo como perspectiva criadora e transformadora. Deixo o meu muito obrigada a toda classe docente e aos grandes protagonistas, que são os estudantes“, coloca Mônica.
Bate-papo serviu para que estudantes aprendessem sobre processos criativos | Imagens: Divulgação
A biblioteca da ETE Dom Bosco guarda mais de 3 mil obras e computadores. É um espaço agradável para pesquisas e estudos voltado aos estudantes da unidade. Nela, várias atividades são promovidas, sempre aproveitando datas marcantes como o Dia da Poesia (21 de março) e o Dia da Leitura (12 de outubro).
“A atividade teve a temática étnico-racial, que é algo que a gente vem trabalhando. Fico muito feliz por hoje a gente proporcionar esse encontro“, destaca a coordenadora da biblioteca, Rosângela Dias. As “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e a valorização da diversidade e da diferença” é o tema escolhido pelo Governo do Estado de Pernambuco, para o ano letivo de 2024 da rede estadual.
A estudante Thais Elisa de Sousa e Silva, do segundo ano do Ensino Médio, disse que o evento foi uma forma de valorizar a leitura e a literatura. “Foi um encontro muito importante porque ajuda a liberar nossa criatividade e aprender como nós também podemos ser artistas”, comentou.