A iniciativa busca  despertar o interesse por outras culturas e tornar dinâmico o ensino do idioma

A Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, situada no município de Arcoverde, Sertão do Estado, realizou, na terça (05) e quarta-feira (06), a culminância do Projeto Multicultural – países com o idioma oficial o inglês. A ação, desenvolvida com os alunos do 3° ano e apresentada para as demais turmas, teve o objetivo de promover a interculturalidade e a interdisciplinaridade no ensino da língua inglesa.

O projeto abordou temas relacionados a países que falam a língua, como os Estados Unidos, a Austrália, o Canadá, a Nova Zelândia e o Reino Unido. Os alunos estudaram fatores dessas nações, como: cultura, geografia, cultura e a arte. Além disso, assistiram a vídeos, documentários e participaram de atividades lúdicas e práticas.


A professora de língua inglesa da unidade de ensino, Rizianne Passos, foi quem idealizou a proposta. Segundo ela, a iniciativa promoveu uma aprendizagem significativa. “Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas e tradições, o que contribui para a formação de cidadãos mais abertos ao mundo”, disse a educadora.

As atividades começaram no semestre passado e, desde então, os estudantes trabalharam em planos e atividades colaborativas. Durante a culminância, divididos em grupo, os alunos do 3° ano apresentaram danças, características culturais, aspectos econômicos e traços geográficos de cada país envolvido no projeto.

Letícia Marques, da turma do 3° B – Redes, comentou sobre a experiência de participar da atividade dinâmica. “Foi muito importante, principalmente pela minha vontade de fazer intercâmbio em países de língua inglesa e me aprofundar na área”, disse.