Os vencedores vão receber medalhas, troféus, certificados e vouchers no valor de R$ 50

Duas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) de Pernambuco vencem a etapa nacional do Desafio Video for Change. As ETEs Nelson Barbalho, em Caruaru; e Professora Maria Amélia de Freitas Araújo, em Cabrobó, receberam a premiação nas categorias “Chamada por Ação” e “Voto Popular”, respectivamente. Os vencedores da etapa nacional vão receber medalhas, troféus, certificados e vouchers no valor de R$ 50. Além disso, terão os vídeos exibidos num showcase global (pequeno show no site: https://videosforchange.org/) do certame.

O “Videos for Change” é um movimento internacional em forma de desafio, proposto pela ONG Viven, onde grupos de até no máximo oito alunos de escolas da rede pública e particular produzem vídeos, de até um minuto, com temáticas sociais e ambientais. Essas produções foram divididas por categorias e posteriormente avaliadas por jurados e pelo voto popular para a definição dos vencedores. O resultado e a premiação foi realizada por meio de uma live no Youtube na última terça-feira (04).

Os estudantes da ETE de Caruaru Nelson Barbalho produziram o vídeo intitulado “Ações para a sustentabilidade em um minuto”, que trouxe dicas para reduzir, reciclar e reutilizar o lixo. Estudante do 2º ano, Flávia Letícia fez parte do grupo que produziu o material para o desafio e falou sobre a experiência. “Estou muito orgulhosa da minha equipe por termos conquistado o primeiro lugar com um tema tão relevante quanto a sustentabilidade ambiental. Em tão pouco tempo conseguimos passar uma mensagem essencial para o mundo todo. Foi uma experiência muito boa e um grande mérito para minha vida escolar. Poder produzir, editar e lançar um vídeo premiado foi realmente gratificante”, disse Flávia.

Já os estudantes do ETE Professora Maria Amélia de Freitas Araújo preparam um vídeo sobre “Preconceito Social”. Mákson Pereira, também do 2º ano, salientou a importância de se debater e divulgar o tema para se ter uma sociedade mais justa. “Essa é uma temática essencial para ser trabalhada. O vídeo é uma forma de conscientização para ajudar a combater a discriminação, exclusão social e a desigualdade de oportunidades. Discutindo abertamente sobre o preconceito social, podemos educar e sensibilizar as pessoas sobre a importância do respeito às diversidades”, concluiu.

Confira os vídeos vencedores do desafio pelo link:       https://videosforchange.org.br/festival/pernambuco-tecnico-integral-2023