A atividade reuniu 850 estudantes monitores do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Centenas de estudantes da Rede Estadual de Pernambuco participaram, nesta quinta-feira (25), na Arena Pernambuco, localizada no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, do evento Monitoria em Ação. Organizado pela Gerência Regional de Ensino (GRE) Metropolitana Sul, o encontro reuniu 850 alunos dos municípios de Ipojuca, Moreno, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho. A ação teve como objetivo fortalecer as aprendizagens e atividades dos estudantes monitores de língua portuguesa e matemática do Ensino Fundamental dos anos finais e Ensino Médio.
O evento Monitoria em Ação Metro Sul foi um importante momento para a promoção de um diálogo com todos os monitores, reforçando o trabalho de monitoria nas escolas, valorizando o protagonismo estudantil e contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública da rede, bem como a integração desses estudantes para a troca de experiências que contribuirão para o aprimoramento das suas atividades.
“A reunião desses estudantes reforça tanto o estímulo para eles fazerem bem-feito o que eles se dispuseram a fazer, porque eles participaram de uma seleção, mas também demonstra o compromisso que a gente nota por parte das gerências regionais de educação de desenvolver políticas que a Secretaria elaborou, se estabelecerem no chão de cada uma das escolas que estão ali jurisdicionadas. Eles saem daqui hoje com muito mais vontade, com um encaminhamento também mais firme de chegar nas suas escolas e ajudar a gente a construir mais qualidade mesmo na educação que a gente está desenvolvendo”, explica o gerente geral dos anos finais, Paulo Bruno de Brito.
Desenvolvendo nos estudantes as habilidades de liderança, trabalho em equipe e de comunicação, o Programa Monitoria Aprendizagem – PE é uma importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, assim permitindo aos alunos reforçar seus conhecimentos, sanar dúvidas, ampliando as habilidades de estudo, aprendendo de forma colaborativa a desenvolver sua autonomia, atuando com protagonistas no processo educativo.
“É muito importante a gente ter esse tipo de evento que estimula os meninos a participarem de aulões, a quererem continuar estudando e começarem a ter uma visão mais ampla sobre os processos avaliativos. Seja os processos do próprio Estado, como o Saeb, ou os nacionais, como o Saeb e o Enem. E aqui se amplia e se estimula o desejo deles de continuar estudando a Língua Portuguesa”, contou o professor de língua portuguesa Edgar Carvalho.
“É muito gratificante estar aqui. Eu sei que nem todas as crianças da escola vieram e só o privilégio de estar aqui presente, no meio de tanta gente, já é muito gratificante para futuramente compartilhar esse conhecimento com os meus colegas”, falou, entusiasmado, o aluno do 7° ano da Escola Carneiro Leão, Ângelo Caetano.