Ao todo, 100 escolas das redes municipais serão beneficiadas com valores de 40 ou 80 mil reais para impulsionar alfabetização das crianças pernambucanas

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), realizou, nesta sexta-feira (20), o Prêmio Escola Destaque, do Programa Criança Alfabetizada. O programa tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, isto é, até o final do segundo ano do ensino fundamental. O evento foi realizado na sede da SEE, localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, com a presença da governadora Raquel Lyra e da secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas. 

Foram premiadas com 80 mil reais as 50 escolas públicas municipais de Pernambuco que alcançaram, em 2022, os melhores resultados na avaliação de alfabetização do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). A Escola Municipal Ernesto Queiroz, de Custódia, no Sertão pernambucano, obteve a maior média: 9,89. 

Em contrapartida, as 50 escolas públicas municipais com os menores resultados também serão beneficiadas com contribuição financeira de 40 mil reais para a implementação de um plano de melhoria dos resultados de aprendizagem de seus alunos. Cada uma das escolas premiadas deve desenvolver uma parceria de dois anos com uma das escolas apoiadas para executar ações de cooperação técnico-pedagógica.

Os profissionais envolvidos no processo de alfabetização, como formadores municipais do programa Criança Alfabetizada, professores da educação infantil e professores alfabetizadores (dos primeiros e segundos anos), também foram reconhecidos através da entrega de 64  menções honrosas. 

Fotos: Filipe Jordão/SEE

A secretária Ivaneide Dantas cumprimentou os secretários municipais de educação e os professores e coordenadores das escolas pela dedicação diária. “A educação acontece na escola, na sala de aula, e precisamos homenagear as pessoas que atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem”, disse. Ivaneide reforçou o regime de colaboração do Governo do Estado com os municípios para apoiar as atividades que acontecem no chão da escola. “Essa premiação é um passo imenso para a melhoria dos indicadores, que são muito sofríveis. Quase 60% dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental não estão alfabetizados no Brasil. Estamos em estado de alerta máximo. O nosso compromisso com a política do programa Criança Alfabetizada está mais fortalecido, pois ampliamos o número de formadores dos anos iniciais de português e matemática, que atuarão a partir do primeiro ano até o quinto ano do ensino fundamental”, pontuou.

A Governadora Raquel Lyra também reforçou a importância da colaboração com os municípios. “Decidimos não mais colocar o Governo do Estado como aquele que é cobrador de metas, mas aquele que dá as mãos para conseguir construir junto com vocês as soluções de que as nossas crianças e as escolas precisam. Através do Juntos pela Educação, nós estamos construindo o maior programa de investimento em educação da história de Pernambuco”, relembrou a gestora estadual. “O mais importante de tudo é que a gente possa ver essas crianças sendo cuidadas e desenvolvidas integralidade, com mais comida, com mais capacidade de socialização e de seu desenvolvimento integral”, defendeu Raquel Lyra. 

Critérios

De acordo com os critérios do Prêmio Escola Destaque, as unidades de ensino premiadas e apoiadas com recurso financeiro precisam ter, no momento da avaliação do Saepe, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Além disso, pelo menos 90% deles precisam ter participado da avaliação. Para ser classificada entre as 50 melhores, as escolas também precisam ter média entre 8,5 e 10 no Saepe.

Os recursos recebidos pelas escolas são transferidos em duas parcelas e somente podem ser utilizados em ações que visem a melhoria dos resultados de alfabetização e letramento dos seus alunos, de acordo com as orientações a serem estabelecidas pela SEE. Para receber a segunda parcela do benefício, as escolas devem alcançar as metas de melhoria dos resultados, definidas anualmente pela pasta.

Criança Alfabetizada

Para alcançar seus objetivos, o Programa Criança Alfabetizada busca fortalecer o regime de colaboração com os municípios do Estado. Ao longo de quatro anos de atuação, o programa já ofereceu formação continuada a  18.184 professores e impulsionou o processo de alfabetização de 1.047.614 crianças pernambucanas em 6.264 escolas públicas de 181 municípios e de Fernando de Noronha. Só em 2023, o Programa Criança Alfabetizada já alcançou 141.418 crianças matriculadas na Educação Infantil e 165.875 estudantes matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. 

Confira a lista de escolas premiadas AQUI