memorando de atendimento, busca ativa escolar, secretaria de educação, unicef

O foco é resgatar crianças e adolescentes que abandonaram as escolas durante a pandemia

Um memorando de entendimento entre o Governo de Pernambuco e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi assinado nesta terça-feira (11), no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, estabelecendo uma união de esforços em busca do aprimoramento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. Entre os compromissos firmados, está o trabalho de busca ativa de crianças e adolescentes que abandonaram a escola durante a pandemia da Covid-19, para que retornem à sala de aula.

Assinaram o memorando a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o representante da Unicef no Brasil,  Youssouf Abdel-Jelil. Também estiveram presentes parlamentares federais e estaduais, além de representantes de municípios. Com essa parceria estabelecida, o trabalho da Unicef como articuladora de políticas públicas entre os órgãos do Estado e entre os municípios será expandido.

Para a governadora Raquel Lyra, essa parceria irá favorecer o desenvolvimento de trabalhos integrados entre o governo estadual e os governos municipais, fortalecendo as ações não só da educação, mas também da saúde e assistência social. “Assinamos um acordo inédito que irá permitir a gente atuar de maneira mais coordenada junto aos municípios e mudar o Estado para melhor. Articular as políticas públicas faz a gente ser mais eficiente, gastando menos e fazendo mais”, pontuou.

Na perspectiva do trabalho de resgate de estudantes que abandonaram a escola no período da pandemia, será possível ainda realizar a vacinação desses jovens e entender a realidade social de cada um.

parceria irá favorecer o desenvolvimento de trabalhos integrados entre o governo estadual e os governos municipais | Imagem: Filipe Jordão

Presente na cerimônia, a secretária executiva de Desenvolvimento Integral e Profissional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Ana Cristina Dias, celebrou mais uma parceria que tem como objetivo melhorar cada vez mais a promoção da educação pública no Estado. “Essas parcerias são muito importantes porque elas nos retroalimentam para que possamos caminhar da melhor maneira possível e acertarmos com os melhores resultados. Queremos resgatar esses jovens que saíram da escola para que continuem seus estudos”, reforçou.

“Estamos aqui para apoiar a criança na sua sobrevivência e no seu desenvolvimento, além da proteção contra a exploração, discriminação, abusos e negligencias. Nós temos uma estratégia de busca ativa escolar, queremos saber onde estão essas crianças, e que elas retornem” disse Youssouf Abdel-Jelil. Toda essa estratégia a ser desenvolvida é chamada de Selo Unicef.