Evento aconteceu no teatro e reuniu estudantes de 63 escolas

A Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, em parceria com o Centro de Empreendedores Culturais da Mata Norte, SESC – Goiana e Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Mata Norte, realizou, na última quinta-feira (14), a culminância do Projeto Holofotes. O projeto trouxe, em sua terceira edição, o tema central “O que será o futuro que hoje se faz?”. O evento aconteceu no teatro do SESC, em Goiana, e reuniu estudantes de 63 escolas jurisdicionadas à GRE.

O evento teve o objetivo de desenvolver habilidades e descobertas dos alunos diante do incentivo da produção e oportunidades de visibilidade. Neste ano, o Projeto Holofotes teve uma novidade, que foi o concurso da escolha do Desenho Temático. Foram envolvidas todas as escolas estaduais da GRE Mata Norte, onde cada uma elegeu o desenho vencedor para concorrer na etapa regional. A partir da escolha do Desenho Temático, se deu início ao processo de lançamento do Projeto Holofotes em todas as escolas da Rede Estadual da GRE Mata Norte, desenvolvido de março a agosto.

A programação seguiu com o Prêmio Biblioteca Doriceia Gusmão, nas categorias Crônica, Artigo de Opinião, Vídeo Documentário, Cartão Postal e Poema. Com o teatro de produções autorais, os alunos protagonizaram um espetáculo de cores, danças, teatro, música, poesias e outras performances. Professores e convidados ficaram impactados com a desenvoltura e o talento dos participantes, que levaram muitos às lágrimas em produções que remeteram ao meio ambiente e ao contexto social.

O fascínio das crianças do ensino fundamental levou o público ao delírio. “Foi um dia marcado por momentos entre risos, lágrimas de emoções e contentamento. O Projeto Holofotes ofereceu inúmeras possibilidades aos estudantes e as escolas de demonstrarem seus talentos. Foi um show de protagonismo”, enfatizou a gerente da GRE Mata Norte, Gilvania Cavalcante.

“Ao participar do Projeto Holofotes, pude perceber um avanço na minha leitura, na minha produção textual e no meu pensamento sobre tudo isso, além de perder minha timidez ao apresentá-lo. Hoje em dia, conto com uma paixão pela leitura e pela escrita, que é indescritível”, pontuou a estudante Fernanda Cavalcante, da Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo.

O aluno Dayvison Francisco, da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Brigadeiro Eduardo Gomes, esteve pela primeira vez em um teatro e falou dessa emoção. “Foi uma coisa surreal na minha vida porque foi a minha primeira vez em um teatro e com certeza vou levar isso para a minha vida toda. Quero agradecer a todos pela oportunidade de ter sido um dos cerimonialistas e também por ter visto todas as apresentações”, declarou.