Evento aconteceu na Erem Joaquim Távora

A Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul realizou a primeira edição do projeto Semear 2024. O evento aconteceu nesta quinta-feira (23), na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Távora, na Madalena, Zona Oeste do Recife, e reuniu mais de 300 estudantes, sendo 50 protagonistas de 78 escolas da Rede Estadual.

Sob o tema geral “O importante é ser integral”, os estudantes se dividiram em dez salas para debater assuntos envolvidos, como cultura de paz, liderança, cooperação, entre outros valores para o convívio em sociedade. Ao final dessas oficinas, cada grupo promoveu uma apresentação para todas as comunidades escolares presentes.

As apresentações foram de diversas maneiras: cartazes, música e até encenação teatral. Um verdadeiro momento de confraternização, emoção e muitos aplausos a cada trabalho. “Este é um momento de reunirmos estudantes, representantes, professores e gestores para que a gente possa falar sobre a integralidade do ser e o aprender pela visão interdimensional. No Semear, o aluno entende que não está na escola só para aprender Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa. Ele está na escola para aprender o que é solidariedade e presença educativa”, destacou a gerente Regional de Educação Recife Sul, Viviane Gomes.

Para a estudante Maria Clara Rodrigues, do 3º ano do ensino médio da Joaquim Távora, participar do Semear como protagonista é uma grande experiência de vida. “É algo muito dinâmico, muito importante. O protagonismo é algo realmente muito interessante, principalmente para nós e para a escola, porque traz muitos novos conhecimentos”, disse.

O projeto Semear foi criado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) com o objetivo de revisitar a filosofia da Educação Interdimensional como fundamentação teórico-metodológica da Política da Educação Integral, visando a utilização de ações pedagógicas que fomentem o protagonismo juvenil e conduzam o estudante a pensar, decidir e assumir responsabilidades.

Imagens: Divulgação