A oficina foi liderada por renomados chefs do Instituto Cesar Santos
Na busca contínua para entregar uma merenda de qualidade aos estudantes, a Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com o Instituto Cesar Santos, realizou uma requalificação com cerca de 20 merendeiras lotadas na Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte. A oficina foi realizada na Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, no bairro de Santo Amaro, entre os dias 17 e 19 de abril. Para encerrar esse momento de aprendizagem, um grande almoço foi preparado para os estudantes. Essa ação faz parte do Programa Merenda Boa.
O objetivo principal desta requalificação é fortalecer e aprimorar as habilidades das profissionais responsáveis pela preparação das refeições nas escolas estaduais. A requalificação proporcionou uma troca de experiências entre as merendeiras e chefs do Instituto César Santos. Ao longo da oficina foram preparados pratos como: lombo recheado com tropeiro de cuscuz, bobó de frango, escondidinho de batata doce, torta de banana, entre outros.
“Eu adorei participar! Foi muito gratificante para todos nós porque aprendemos técnicas para lidar com o produto com mais rapidez e um preparo dos alimentos com mais sabor. Com uma base natural, sem utilizar nada artificial, apenas com os alimentos que a gente tem dentro das nossas escolas. Agradeço muito essa oportunidade, os chefs são maravilhosos e nos trouxeram um grande conhecimento que terá resultado numa merenda mais saborosa em todas as escolas”, disse Simone Silva, merendeira do Centro de Educação de Jovens e Adultos Valdemar de Oliveira.
Durante os encontros, foram abordadas boas práticas na cozinha, técnicas de higienização dos alimentos e o preparo de novas receitas, utilizando os ingredientes disponíveis nas unidades escolares. Essa parceria visa não apenas garantir a qualidade nutricional das refeições, mas também promover um cardápio mais diversificado e o desenvolvimento profissional das merendeiras. O chef Rafhael Diniz, que faz parte do Instituto César Santos, destacou a importância do projeto.
“Foram três dias de muita troca de conhecimento onde a gente pôde trazer nossas experiências para as merendeiras da Rede Estadual. Essa é uma parceria muito proveitosa e importante para todos nós e a gente sai daqui com a certeza de que todo esse conhecimento será repassado nas escolas de cada merendeira que esteve aqui com a gente criando essa grande rede de aprendizado”, destacou.
A culminância da requalificação ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), com a realização de um almoço preparado pelas merendeiras. Este é apenas o segundo passo de um importante projeto. A primeira oficina já havia sido realizada com um grupo de merendeiras dos municípios de Bezerros, Caruaru e Camocim de São Félix. A oficina ainda vai percorrer todas as regiões do Estado ao longo do ano, visando assegurar uma merenda escolar de qualidade para todos os estudantes da Rede Estadual.