‘Sabores da Merenda’ reúne pratos elaborados pelos profissionais da Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe

A rotina dos Agentes de Alimentação Escolar (AEE), mais conhecidos como merendeiras e merendeiros, é intensa e desafiadora. Diariamente, eles produzem as refeições dos estudantes de acordo com os cardápios elaborados pelas equipes de nutrição da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), cuidam do armazenamento dos insumos e são responsáveis por manter a higienização de equipamentos, utensílios, cozinha e pessoal. Nas escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe, em Limoeiro, Agreste do Estado, eles contam com um suporte para diversificar os pratos e reduzir o desperdício da merenda: o livro Sabores da Merenda.

Foi no ano letivo de 2023 que as nutricionistas Débora Alves, Gabrielle Morais e Roselia Justino, responsáveis pelas escolas jurisdicionadas à GRE, se reuniram com o intuito de valorizar e homenagear o trabalho dos Agentes. Juntas, elas tiveram a ideia de criar o livro “Sabores da Merenda”, que reúne 23 receitas desses profissionais, e que tiveram maior aceitabilidade por parte dos estudantes ao longo do ano. Os pratos possibilitam um melhor aproveitamento dos alimentos, evitando o desperdício, e contribuem para uma alimentação mais sustentável e saudável nas escolas.

“Nós criamos o ‘Sabores da Merenda’ com o intuito de produzir e compartilhar um material que pudesse ser utilizado por merendeiras e merendeiros de todas as escolas públicas estaduais que desejam incrementar suas preparações culinárias de forma simples e criativa, utilizando os insumos disponíveis na alimentação escolar de cada região, incluindo os gêneros da agricultura familiar”, explicou Débora. “Esse livro foi pensado, também, como uma estratégia para evitar que os estudantes procurem outras formas menos saudáveis de se alimentarem no ambiente escolar, como a compra de fast foods”, acrescentou.

No livro “Sabores da Merenda”, é possível encontrar receitas como torta de bolacha de frango, ovo à parmegiana, risoto de sardinha, bombom de banana, entre outras. O material foi compartilhado em formato de PDF e pode ser baixado no site da Secretaria de Educação e Esportes (www.educacao.pe.gov.br). Atualmente, a GRE Vale do Capibaribe possui 37 escolas, sendo 23 com merenda feita na própria unidade de ensino, e conta com a atuação de 106 merendeiros.

A merendeira Ana Cláudia Alves, da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Professora Jandira de Andrade, localizada em Limoeiro, falou sobre a importância dessa iniciativa. “O livro ‘Sabores da Merenda’ vai enriquecer nossas receitas, que irão nutrir cada vez mais os estudantes com muito sabor nos lanches e almoços. Nossa meta é oferecer qualidade, respeito e amor”, pontuou.

Confira aqui o livro Sabores da Merenda.