Expansão e melhoria da qualidade da Internet está entre as sugestões do projeto

A Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTI) da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) reuniu todos os técnicos e analistas para tratar do Plano Diretor de Tecnologia da Informação dos próximos meses. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (30), no auditório da sede da pasta, no Recife, e teve o objetivo de apresentar os projetos de inovações tecnológicas da rede estadual de ensino e elaborar as estratégias de trabalho a fim de alcançar as metas e prazos.

Entre as projeções da SEE, está a expansão e melhoria da rede de Internet banda larga nas escolas. De acordo com a GGTI, a média de qualidade de conectividade atual nas unidades é 40 kbps por estudante. A meta é elevar em 100 kbps nos próximos doze meses e depois chegar a um mega até o fim de 2025.

“Esta é uma oficina interna para que a gente possa compartilhar com todos os setores de tecnologia quais são nossas metas e debater como iremos iniciar nossas ações. Alguns projetos já estão em curso. Vamos democratizar a informação, sendo esse um pontapé inicial dos trabalhos”, disse o gerente geral de Tecnologia da Informação da SEE, Ivanildo Guerra.

Entre os outros projetos tecnológicos, estão a criação de aplicativos para a melhoria dos processos de matrícula escolar – com inteligência artificial -; da gestão da merenda; atualização dos sistemas de ensino remoto; ampliação de cursos técnicos para os profissionais da educação; e fornecimento de laboratórios móveis, que são equipamentos que permitem a condução e o carregamento elétrico de notebooks.

Os setores de tecnologia envolvidos são: Gerência Geral de T.I., Superintendência de Governança e Gestão de T.I. (SUGTI), Gerência de Suporte Técnico (GSTE), Gerência de Infraestrutura de TI (GITI), Gerência de Informações e Sistemas Aplicativos (GISA) e Gerência de Tecnologia Educacional (GETE).

“A GGTI, com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação para os próximos meses, tem o objetivo de apresentar os projetos de inovações tecnológicas da Rede Estadual, contribuindo nas estratégias de expansão, melhorias e atualizações dos sistemas de ensino da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco”, salientou a secretária executiva de Planejamento e Coordenação, Mônica Andrade.